Home Agronegócio Bovinos de Corte: Boi Gordo Perde Participação em Relação à Carne Bovina no Consumo Durante os Primeiros 10 Meses do Ano

Bovinos de Corte: Boi Gordo Perde Participação em Relação à Carne Bovina no Consumo Durante os Primeiros 10 Meses do Ano

por Alexandro Zinho
Compartilhe

No mês de outubro, o preço médio de comercialização do boi gordo junto aos pecuaristas registrou um aumento mensal expressivo, aproximando-se dos 12%.

Em contraste, no comércio varejista, o acréscimo foi mais modesto, atingindo apenas 0,3%. Ao comparar com o mesmo período do ano anterior, observa-se uma queda de quase 20% no boi vivo, enquanto no varejo o recuo foi de aproximadamente 15%.

O resultado desse incremento expressivo nos valores junto aos pecuaristas é que o preço do boi gordo atingiu 49% do valor praticado no varejo. Embora isso represente uma melhoria de 5,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, sinaliza uma perda de 3 pontos percentuais em comparação com outubro do ano passado, quando a participação alcançou 52%.

Ao longo dos primeiros dez meses do ano, enquanto o preço junto aos pecuaristas apresentou uma queda de 20,4%, no varejo essa redução foi de apenas 10,7%. Dessa forma, a conclusão sobre a relação de preços entre os dois elos da cadeia de negociação revela-se desfavorável aos pecuaristas: a participação, que atingiu 55,1% nos primeiros dez meses do ano passado, caiu para 49,1% no mesmo intervalo de 2023.

Fonte: Portal do Agronegócio

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?