O ex-presidente sabia que perderia para Lula.
Na reunião datada em 5 de julho de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) falou que a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era certa e que o Brasil viraria um caos, caso ele reagisse aos resultados das eleições.
– Nós sabemos que se a gente, se a gente reagir depois das eleições, vai ter um caos no Brasil, vai virar uma grande guerrilha, uma fogueira no Brasil. Agora, alguém duvida que a esquerda, como está indo, vai ganhar as eleições? Não adianta eu ter 80% dos votos. Eles vão ganhar as eleições – declarou.
Segundo Bolsonaro, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estavam preparando tudo para garantir a vitória do petista e que ele não teria chances de ser reeleito.
– Os caras estão preparando tudo, pô, pro Lula ganhar no primeiro turno. Na fraude. Vou mostrar como e por que. Alguém acredita aqui em Fachin, Barroso e Alexandre de Moraes? Se acreditar, levanta o braço. Acredita que eles são pessoas isentas? Que estão preocupados em fazer justiça, seguir a Constituição? De tudo o que vocês estão vendo? – completou.
Bolsonaro conversar com seus ministros em uma reunião privada, mas que foi filmada e fotografada. O material foi encontrado no computador do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, e serviu para sustentar a tese de que havia uma tentativa de planejamento para aplicar um golpe de Estado no Brasil.
Assista: