Home Bastidores Atenção motoristas: novas regras do Insulfim estão em vigor desde janeiro

Atenção motoristas: novas regras do Insulfim estão em vigor desde janeiro

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Para proteger a privacidade, a segurança e até mesmo proteger contra os raios UV, muitos veículos vêm com película para vidros ou um acessório comumente conhecido como “película de isolamento”. A partir de janeiro de 2023 entrou em vigor a Resolução 989/22 do Contran (Conselho Nacional de Transportes), que estabelece nova regulamentação para o Insulfim.

Na nova resolução, os requisitos mínimos de transparência para vidros laterais traseiros e fixações de vidros traseiros não são mais exigidos. No caso de pára-brisas e vidros laterais dianteiros, deverá ser respeitada a regra de transparência de 70%.

Outra mudança está relacionada ao Insulfim com bolhas e ao Insulfim sem marca d’água, ou seja, ainda são proibidas a transparência da quantidade selada e o uso de filmes refletivos ou opacos. Pela resolução, o ato foi considerado infração grave de trânsito, resultando na suspensão de cinco pontos da carteira de habilitação e multa de R$ 195,23. Vale lembrar que essas infrações se aplicam ao proprietário do veículo e não é possível especificar o condutor.

Para Ruben Ajala, supervisor de fiscalização do Detran-MS, os motoristas devem sempre optar e priorizar a segurança. “Os motoristas devem lembrar que o isolamento de baixa qualidade ou muito escuro acabará por afetar a visibilidade à noite e em tempo chuvoso”.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?