Home Bastidores Antes do término do verão, algumas regiões do Brasil serão atingidas por uma intensa onda de calor

Antes do término do verão, algumas regiões do Brasil serão atingidas por uma intensa onda de calor

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Descubra quais estados serão mais impactados.

Está previsto que Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sejam afetados por uma onda de calor nos próximos dias, com temperaturas podendo ultrapassar os 40ºC. Segundo a empresa MetSul, essas altas temperaturas são decorrentes de uma massa de ar quente que se deslocará para o norte da Argentina e Paraguai.

A MetSul destaca que Mato Grosso do Sul sofrerá o maior impacto, principalmente na região de fronteira com Bolívia e Paraguai, além do Pantanal. Muitas cidades do estado registrarão máximas de 37ºC. A onda de calor também atingirá o sudoeste de Mato Grosso e Goiás.

A região Sul do país também será fortemente afetada pela onda de calor, devido à proximidade com Argentina e Paraguai. Em Santa Catarina, o calor persistirá até a semana seguinte. Cidades próximas à fronteira argentina, no oeste e sul do estado, poderão alcançar os 40ºC. Esta semana será marcada por secura no clima na região, mas a partir do final de semana a umidade aumentará. Isso resultará em dias abafados e noites quentes. Há previsão de pancadas de chuva isoladas, com tempestade de vento e granizo.

O Paraná também terá chuva isolada e intensa no começo da semana que vem. Na região de Foz do Iguaçu e no oeste do estado, os termômetros poderão marcar 40º.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas serão um pouco mais baixas do que nos estados vizinhos, mas os gaúchos também sofrerão com o calor intenso. Nos dias mais quentes, as máximas serão de 37ºC a 39ºC no oeste, no noroeste e nos vales. Mesmo a Serra Gaúcha deve apresentar temperaturas entre 33ºC e 34ºC.

No Sudeste, o interior de São Paulo terá um aumento gradual de temperatura e, em algumas cidades, a máxima será de 40ºC. A chuva, por outro lado, será escassa nos dez próximos dias. Isso irá agravar o calorão na área em um padrão muito acima do que é geralmente observado em março.

A capital paulista terá marcas acima dos 35ºC, sendo que o recorde de temperatura na metrópole para março é de 34,3ºC.

No estado do Rio de Janeiro, a capital terá tardes com calor acima de 40ºC, de acordo com a previsão da MetSul. Em Minas Gerais, haverá uma diminuição expressiva da chuva, o que irá intensificar o calor em muitas áreas.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?