Home Agronegócio ANATER Acelera Programas de Assistência Técnica e Extensão Rural

ANATER Acelera Programas de Assistência Técnica e Extensão Rural

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Agência Nacional celebra 10 anos com expansão significativa de serviços para agricultores familiares.

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) celebra seu 10º aniversário em 26 de maio. Desde o início de suas operações, a ANATER tem sido crucial para a assistência técnica e extensão rural (ATER), beneficiando 130 mil participantes em todo o país. Dentre esses beneficiários, estão 127,8 mil famílias de agricultores familiares e mais de 1,4 mil cooperativas e associações produtivas, demonstrando um aumento significativo no alcance das suas ações.

A criação da ANATER resultou da mobilização de profissionais da ATER pública e movimentos da agricultura familiar, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, desde 2010. Em 26 de maio de 2014, a então presidenta Dilma Rousseff publicou o Decreto 8.252, que instituiu a ANATER, regulamentando a Lei 12.897 que autorizou sua criação.

Desde a assinatura do contrato de gestão em 2016, a ANATER firmou 214 contratos com entidades privadas parceiras, 55 Instrumentos Específicos de Parceria (IEPs) com empresas públicas de ATER e 3 convênios, abrangendo todo o território nacional. Entre os projetos executados estão Dom Hélder Câmara, Mais Gestão, Produzir Brasil Centro-Oeste, Amazônia Legal, Sudene, Matopiba e Sul/Sudeste, ATER Orgânicos, Comunidades Remanescentes de Quilombos, Programa Nacional de Crédito Fundiário, Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil, Brasil Mais Cooperativo e Brasil Mais Cooperativo NE/CO, Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco, Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, ATER Digital e ATER Mulheres Rurais. Recentemente, foram lançadas chamadas públicas para os programas Bem Viver Semiárido e Bem Viver Pampa, atualmente em fase de contratação das entidades selecionadas.

Expansão e Credenciamento

Mais de 400 empresas, associações e entidades privadas de todo o país estão credenciadas na ANATER para competir nas chamadas de prestação de serviços públicos de ATER. Em 2023, 168 novas entidades foram cadastradas, com o processo de credenciamento permanecendo aberto de forma contínua.

Aceleração dos Programas

Em 2023, a ANATER acelerou significativamente a execução dos programas de Assistência Técnica e Extensão Rural. Houve um aumento de 70% nas atividades do programa Produzir Brasil Centro-Oeste, 167% no Produzir Brasil Sudene e 300% no ATER Orgânicos em comparação ao ano anterior. O programa de ATER para comunidades quilombolas ampliou sua execução de 18% para mais de 60% das atividades previstas, beneficiando todas as 2,8 mil famílias com o fomento de R$ 4,6 mil do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Fonte: Portal do Agronegócio

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?