Home Bastidores Acadêmica de Medicina da UCP elaborou um protocolo de atendimento para o Hospital Regional de Pedro Juan Caballero

Acadêmica de Medicina da UCP elaborou um protocolo de atendimento para o Hospital Regional de Pedro Juan Caballero

by Alexandro Zinho
Compartilhe

A equipe de Pediatria do Hospital Regional Aníbal Leôncio Medina, em Pedro Juan Caballero, agora conta com uma nova ferramenta importante para melhorar e agilizar o atendimento à população. O novo protocolo é baseado no modelo Manchester, que estabelece um sistema operacional padrão com embasamento científico.

O sistema de classificação de Manchester utiliza cinco cores para determinar a gravidade de cada paciente. Estas cores são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. O paciente identificado na cor vermelha representa um caso mais crítico, enquanto aquele na cor azul é considerado menos grave.

A Dra. Arlene Maria, médica residente da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero, desenvolveu um novo protocolo que se adequou ao fluxo de trabalho do setor e foi aprovado pela médica responsável. Este protocolo abrange todos os envolvidos no processo de acolhimento: profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes. Além disso, foi elaborado um manual com as definições e os conceitos de cada nível de gravidade, que está disponível para a equipe do setor. Houve também treinamento e divulgação pública dessa estratégia.

Na ala de Urgência Pediátrica do Hospital Regional em Pedro Juan Caballero, já havia um sistema de classificação existente, porém era utilizado apenas internamente. Os pacientes e seus acompanhantes não tinham conhecimento sobre sua classificação nem sobre o tempo de espera previsto.

Entre as responsabilidades do médico interno, está a implementação de medidas para aprimorar os cuidados prestados nos estabelecimentos de saúde, de acordo com as necessidades e características específicas de cada setor. É o que salienta Arlene Maria ao introduzir este novo protocolo, que busca humanizar o atendimento e trazer benefícios tanto para os pacientes e seus familiares quanto para os profissionais da área médica envolvidos.

A estudante do último ano de Medicina da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero realizou esse trabalho sob a supervisão da médica Zulmiria, tutora do projeto, e do médico Júnior Diniz, Coordenador de Internato da instituição.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?