A equipe de Pediatria do Hospital Regional Aníbal Leôncio Medina, em Pedro Juan Caballero, agora conta com uma nova ferramenta importante para melhorar e agilizar o atendimento à população. O novo protocolo é baseado no modelo Manchester, que estabelece um sistema operacional padrão com embasamento científico.
O sistema de classificação de Manchester utiliza cinco cores para determinar a gravidade de cada paciente. Estas cores são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. O paciente identificado na cor vermelha representa um caso mais crítico, enquanto aquele na cor azul é considerado menos grave.
A Dra. Arlene Maria, médica residente da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero, desenvolveu um novo protocolo que se adequou ao fluxo de trabalho do setor e foi aprovado pela médica responsável. Este protocolo abrange todos os envolvidos no processo de acolhimento: profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes. Além disso, foi elaborado um manual com as definições e os conceitos de cada nível de gravidade, que está disponível para a equipe do setor. Houve também treinamento e divulgação pública dessa estratégia.
Na ala de Urgência Pediátrica do Hospital Regional em Pedro Juan Caballero, já havia um sistema de classificação existente, porém era utilizado apenas internamente. Os pacientes e seus acompanhantes não tinham conhecimento sobre sua classificação nem sobre o tempo de espera previsto.
Entre as responsabilidades do médico interno, está a implementação de medidas para aprimorar os cuidados prestados nos estabelecimentos de saúde, de acordo com as necessidades e características específicas de cada setor. É o que salienta Arlene Maria ao introduzir este novo protocolo, que busca humanizar o atendimento e trazer benefícios tanto para os pacientes e seus familiares quanto para os profissionais da área médica envolvidos.
A estudante do último ano de Medicina da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero realizou esse trabalho sob a supervisão da médica Zulmiria, tutora do projeto, e do médico Júnior Diniz, Coordenador de Internato da instituição.