Cerca de 205.930 contribuintes que estavam com pendências terão direito à restituição.
O crédito de R$ 339 milhões será realizado no dia 28 de março, por depósito ou Pix, conforme especificado na declaração.
O primeiro lote de restituições deste ano será liberado em 31 de maio, último dia para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. O total de contemplados abrange tanto contribuintes prioritários quanto não prioritários.
Para consultar a disponibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), selecionar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
A página da Receita Federal fornece orientações e canais para verificação simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento disponível no e-CAC.
Caso identifique alguma inconsistência na declaração, o contribuinte pode fazer a retificação, corrigindo as informações erradas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Quem recebe
Do total, R$ 277.041.454,23 são para contribuintes que têm prioridade, sendo 4.201 idosos acima de 80 anos, 28.541 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.404 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 6.910 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Outros 106.096 contribuintes não têm prioridade legal, mas receberam prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix. Foram contemplados ainda 56.778 contribuintes não prioritários.