Home Bastidores A Receita Federal disponibiliza a consulta a um novo lote residual de restituições do Imposto de Renda

A Receita Federal disponibiliza a consulta a um novo lote residual de restituições do Imposto de Renda

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Cerca de 205.930 contribuintes que estavam com pendências terão direito à restituição.

O crédito de R$ 339 milhões será realizado no dia 28 de março, por depósito ou Pix, conforme especificado na declaração.

O primeiro lote de restituições deste ano será liberado em 31 de maio, último dia para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. O total de contemplados abrange tanto contribuintes prioritários quanto não prioritários.

Para consultar a disponibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), selecionar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.

A página da Receita Federal fornece orientações e canais para verificação simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento disponível no e-CAC.

Caso identifique alguma inconsistência na declaração, o contribuinte pode fazer a retificação, corrigindo as informações erradas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Quem recebe

Do total, R$ 277.041.454,23 são para contribuintes que têm prioridade, sendo 4.201 idosos acima de 80 anos, 28.541 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.404 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 6.910 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Outros 106.096 contribuintes não têm prioridade legal, mas receberam prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix. Foram contemplados ainda 56.778 contribuintes não prioritários.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?