Home Malagueta Ex-pupilo de Zauith e guru de Alan assume Câmara Superior do MEC

Ex-pupilo de Zauith e guru de Alan assume Câmara Superior do MEC

por Marcos Santos
Compartilhe

A Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação, órgão responsável por emitir pareceres, normas educacionais, trabalhos técnicos e diretrizes curriculares, além de assessorar diretamente o ministro de Estado de Educação nos mais variados assuntos relacionados às suas competências regidas em lei, já está sob o comando de Henrique Sartori de Almeida Prado, ex-pupilo do ex-prefeito de Dourados, Murilo Zauith, e guru do atual prefeito Alan Guedes. A carreira de Sartori no Ministério da Educação teve início quando Murilo Zauith foi eleito deputado federal e deu todo suporte para que o douradense conquistasse espaços importantes no MEC, ministério que ele chegou a comandar interinamente de 6 a 16 de setembro de 2018, no governo de Michel Temer. Depois de romper com Murilo Zauith, o ex-pupilo, que é professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), criou a Faculdade da Fronteira Oeste (Unifron), credenciada pelo Ministério da Educação através da portaria nº 1.056, de 31 de maio de 2023 e já autorizada a oferecer cursos superiores de graduação e pós-graduação em Dourados. No comando da Câmara de Educação Superior, Sartori comandará uma equipe formada pelos conselheiros Paulo Fossatti (vice-presidente), Alysson Massote Carvalho, Anderson Luiz Bezerra da Silveira, André Guilherme Lemos Jorge, Aristides Cimadon, Denise Pires de Carvalho, Elizabeth Regina Nunes Guedes, José Barroso Filho, Luciane Bisognin Ceretta, Luiz Roberto Liza Curi e Mauro Luiz Rabelo.

Unifron Instalada

A Faculdade da Fronteira Oeste vai realizar o primeiro vestibular no começo de 2024. Atualmente, a instituição trabalha na implantação da estrutura física e acadêmica, com a contratação de docentes qualificados e a definição da grade curricular dos primeiros cursos. Destaque para a Faculdade de Direito, que já está inclusive com toda Matriz Curricular dos 10 semestres disponibilizada no portal unifron.edu.br. O coordenador da Faculdade de Direito é o Prof. Dr. Paulo César Nunes da Silva, atual procurador-geral do município.

Somente Direito

O portal oficial da Faculdade da Fronteira Oeste confirma apenas os preparativos para o Curso de Direito. Os cursos de Gestão Pública e de Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, que tinham como coordenador o advogado Wellington Henrique Rocha de Lima, atual secretário municipal de Governo da Prefeitura de Dourados, não aparecem mais na grade da Unifron. O portal oficial, contudo, mantém o nome de Henrique Sartori de Almeida Prado como diretor da faculdade, inclusive exibindo fotografia oficial na aba Palavra do Diretor.

Medicina na Unifron

O portal também não faz alusão à implantação da Faculdade de Medicina pela Unifron. Em setembro do ano passado, o diretor Henrique Sartori de Almeida Prado chegou a anunciar que o credenciamento já havia sido efetivado pelo MEC por força de sentença da Justiça do Distrito Federal e criou uma expectativa sobre a possibilidade de realizar o primeiro vestibular de Medicina em Dourados ainda em 2023, o que não se consolidou. O credenciamento da Faculdade de Medicina pelo MEC, com decisão já transitado e julgado pelo Tribunal Regional Federa (TRF) coroou a nota máxima de conceito (de uma escala de 1 a 5) atribuída pelo Ministério da Educação à Unifron.

Médicos da Unifron

A Malagueta apurou que a Faculdade de Medicina da Unifron vai oferecer mais de 150 vagas no primeiro vestibular que deve ser realizado no primeiro semestre de 2024, se configurando como o maior curso de Medicina do Estado. Essa condição mudará o patamar da formação superior em saúde em toda região Sul do Mato Grosso do Sul, já que a Universidade Federal da Grande Dourados recebe pouco mais de 40 novos acadêmicos de Medicina por ano.  O curso de Medicina nascerá coincidentemente com a inauguração do Hospital Regional e garantirá os investimentos em novos equipamentos de saúde da região, auxiliando na formação de novos profissionais de saúde que atuarão diretamente na rede de atenção básica da região de saúde da grande Dourados.

Professores da Unifron

Em recente contato com a coluna, Henrique Sartori de Almeida Prado garantiu que o corpo docente da Faculdade de Medicina da Unifron será formado exclusivamente de Mestres e Doutores, com profissionais da região da Grande Dourados, com larga experiência de gestão educacional e na implantação de outros cursos de Medicina no Brasil, além de possuírem grande experiência em alta gestão hospitalar e no manejo de políticas públicas em saúde. “O gabarito dos profissionais selecionados pela Unifron e que já está à disposição do Ministério da Educação dentro do processo de implantação da Faculdade de Medicina é surpreendente e comprova a preocupação da Unifron Educacional Ltda em ofertar ensino superior da mais elevada qualidade”, destacou.

Candidatura Tucana

A decisão do deputado estadual Zé Teixeira em assumir o comando da Executiva Provisória do PSDB em Dourados confirma que os tucanos terão candidatura própria na disputa com o prefeito Alan Guedes (PP), que já anunciou a decisão de buscar um segundo mandato.  O próprio Zé Teixeira mobiliza as forças políticas para se viabilizar como candidato, repetindo a trajetória do irmão Humberto Teixeira, que se consolidou como um dos grandes prefeitos que Dourados já teve. As últimas pesquisas de consumo interno têm animado Seo Zé a entrar na corrida eleitoral, mas pelo sim, pelo não, o deputado já tem um plano B.

Candidatura Emedebista

Se o PSDB está se preparando para a disputa com o prefeito Alan Guedes, o MDB do deputado estadual Renato Câmara segue fazendo cara de paisagem para uma eventual candidatura própria. O único movimento nesse sentido foi o convite de filiação ao ex-deputado Marçal Filho com a garantia de legenda para disputar a Prefeitura de Dourados. Sem Marçal, o MDB ainda não está engenhando seu plano B, ainda que tenha em seus quadros filiados em condições de liderar uma candidatura própria. Em conversa com a coluna, o professor universitário, auditor e piloto aéreo Domingos Venturini, garantiu que se o comando do partido decidir pela disputa ele está pronto para encabeçar a chapa. Vai vendo!

Candidatura Petista

Já o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores decidiu que terá candidatura própria na disputa pela Prefeitura de Dourados por um motivo simples: espera fazer uma bancada de 3 a 4 vereadores, tanto que já está reforçando o quadro de filiados e espera transformar o ex-deputado federal João Grandão num puxador de votos. Nesse projeto, a candidatura própria explorando os pontos positivos do governo federal passa a ser vista como obrigatória dentro do PT de Dourados.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?