Home Bastidores Lula abre espaço para influência do grupo de Lemann no governo

Lula abre espaço para influência do grupo de Lemann no governo

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Lula abre espaço para influência do grupo de Lemann no governo.

O grupo econômico do bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann tem conquistado espaços estratégicos no atual governo Lula (PT) e já chegou a ponto de influenciar até na destinação de dinheiro público. A informação está presente em uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo nesta segunda-feira (25).

De acordo com o veículo, a MegaEdu, uma ONG financiada pelo empresário, fechou acordo com o Ministério da Educação (MEC) para opinar sobre conexão de escolas públicas à internet e, ao mesmo tempo, foi colocada em um conselho do Ministério das Comunicações que define parte dos cerca de R$ 6,6 bilhões que serão destinados para a conectividade de estudantes.

Formalmente aberta em outubro do ano passado, a MegaEdu é diretamente ligada à Fundação Lemann, organização fundada pelo bilionário brasileiro para apoiar a educação. A associação diz oferecer “consultoria técnica” para secretarias de educação e afirma trabalhar para levar internet de alta velocidade para todas as escolas públicas do país.

Além de atuar no MEC, a ONG também está, segundo o jornal, no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e está sendo chamada para opinar sobre o uso de R$ 3,1 bilhões de dinheiro privado que as operadoras de telefonia foram obrigadas a investir para arrematar faixas do leilão do 5G.

Ao Estadão, a MegaEdu disse não haver conflito de interesses na relação com o governo. Já a Fundação Lemann declarou que a ONG tem reconhecimento e legitimidade para atuar junto ao governo federal. O MEC, por sua vez, defende a parceria e não comenta a ligação com o empresário.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?