O vice-governador José Carlos Barbosinha (PP) disse neste final de semana em conversa com a Malagueta, que o processo eleitoral foi precipitado em Dourados e que tem muita gente se lançando candidato antes de discutir com as demais forças políticas e, sobretudo, de construir um amplo projeto para o município. “Entendo que partidos e lideranças anteciparam um processo que deveria ser iniciado no primeiro trimestre de 2024, deixando passar uma oportunidade de unir forças para pensar um projeto de desenvolvimento de Dourados e de resgate da autoestima dos douradenses”, enfatizou Barbosinha. Candidato a prefeito em 2020, quando recebeu 31.650 votos, correspondendo a 30,59% dos votos válidos e acabou derrotado por Alan Guedes, eleito com 34.242 mil votos, correspondente a 33,09% dos votos válidos, o então deputado estadual acabou se filiando ao Partido Progressista, o mesmo do atual prefeito, para disputar um terceiro mandato na Assembleia Legislativa, mas acabou desistindo da candidatura para ser vice na chapa encabeçada por Eduardo Riedel (PSDB), que foi eleito governador em 2022. Na conversa com a coluna, Barbosinha descartou qualquer possibilidade de compor qualquer projeto visando a reeleição do prefeito Alan Guedes e deu sinal que está mantendo contato com lideranças locais para viabilizar sua própria candidatura, sem, contudo, indicar por qual partido estará na disputa.
Progressista Fortalecido
A fala do vice-governador ocorreu na véspera da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa, presidente da Executiva Estadual do Partido Progressista participar de ato político com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e destacar o crescimento do partido em Mato Grosso do Sul, Estado onde comanda 21 prefeituras, com destaque para os municípios de Campo Grande e Dourados, e ocupa cargo de vice-prefeito em outras 10. Além disso, o PP preside a Assembleia Legislativa com o deputado estadual Gerson Claro e tem no deputado estadual Londres Machado a importante figura de líder do governador Reinaldo Azambuja.
Candidato Progressista
Com o vice-governador José Carlos Barbosinha ainda filiado ao PP, a senadora desenhou um futuro promissor para o partido nas urnas em 2024 e afirmou que o apoio incondicional às candidaturas de Adriane Lopes à reeleição em Campo Grande e de Alan Guedes, na Prefeitura de Dourados. Depois de não conseguir nem mesmo formar chapa para disputar cadeiras na Assembleia Legislativa, onde poderia ter 25 nomes registrados e conseguiu apenas 16 candidatos, Tereza Cristina jurou que agora o partido está estruturado e preparado para as próximas municipais de 2024. É bom lembrar que gato escaldado tem medo de água fria, ou seja, quem confiar plenamente na conversa da Dona Tereza pode ficar pelo caminho!
Compromisso Amarrado
Nunca é demais lembrar que Tereza Cristina Corrêa da Costa teve sua candidatura ao senado carregada nas costas pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo então candidato ao governo Eduardo Riedel. Aliás, ambos trazem compromissos inabaláveis em razão da ligação do grupo político com o agronegócio, tendo como um dos principais avalistas o deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) que sonha em ser candidato a prefeito de Dourados e, caso isso ocorra, vai cobrar a fatura tanto de Tereza Cristina quanto de Reinaldo Azambuja e do governador Eduardo Riedel. Posto isto, fica a dica para que tanto Adriane Lopes quanto Alan Guedes fiquem espertos com esse tal “apoio incondicional” anunciado pela senadora, porque todos sabem que no frigir dos ovos o remédio pode virar veneno.
Carneirada Sabotada
Tentando voltar para a cena política e recuperar um pouco do prestígio de outrora, quando disputava com o deputado Zé Teixeira o posto de maior liderança política de Dourados, o ex-quase tudo (deputado estadual, federal, vice-governador, prefeito) Murilo Zauith (União Brasil) organizou um carneiro assado dia desses para receber pré-candidatos a prefeito de Dourados, mas o regabofe acabou sem quórum. A presença de meia dúzia de gatos pingados serviu para reforçar a sensação que o poder político de Murilo Zauith agora se resume ao cordão de puxa sacos que aparece para filar um café com ele na Pão Dourado. Vai vendo!
Humberto Prefeito
Tentando seguir os passos do saudoso Humberto Teixeira, o ex-vereador Humberto Teixeira Filho está buscando apoio de lideranças locais para se lançar candidato a prefeito de Dourados em 2024. O filho do Seo Humberto garante que a pré-candidatura já foi abençoada pelo ex-senador Delcídio do Amaral, presidente estadual do PTB e que já teria garantindo o apoio de outras 3 legendas estruturadas em Dourados para compor aliança. Se o projeto vai prosperar ainda é cedo para avaliar, mas tem gente jurando de pés juntos que Juninho Teixeira anda empolgado com a pré-candidatura.
Comandante na Vice
Se Juninho Teixeira sonha em liderar uma candidatura a prefeito de Dourados, o futuro político do Comandante Renato, ex-homem-forte de Murilo Zauith, é mais modesto. Piloto com larga experiência, contador, auditor e professor universitário, Comandante Renato, como é conhecido Domingos Venturini, estaria em stand by para ser o nome indicado pelo MDB para compor chapa como vice de algum candidato a prefeito de Dourados. É claro que o Comandante Renato sabe que essa possibilidade só decola se o deputado estadual Renato Câmara (MDB) não se lançar na disputa pela sucessão do prefeito Alan Guedes.
Investigação em Maracaju
O promotor de Justiça Daniel Pívaro Stadniky, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Maracaju, mandou instaurar o Inquérito Civil número 06.2023.00000836-7, para investigar ilegalidade na nomeação de advogado para o exercício do cargo de Diretor Executivo do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Maracaju. A sensação é que parte da classe política de Maracaju não se emenda e, mais grave, que a operação realizada no final do ano passado pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), que cumpriu 22 mandados de busca e apreensão e suspendeu as funções de quase todos os vereadores do município, não serviu pra nada. Espia só!
Investigação na Capital
Em outra frente, o promotor de Justiça Gevair Ferreira Lima Jr., titular 49ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Grande, mandou converter Procedimento Preparatório em Inquérito Civil número 06.2022.00001534-2 para investigar irregularidades na administração da Casa do Aconchego. Será a terceira investigação do Ministério Público. Em um dos inquéritos, em fevereiro, a promotoria investigou a denúncia que enfermeiro estaria administrando medicamentos sem prescrição médica para dopar os idosos e que eles também não recebiam assistência médica necessária quando precisam.