Home Bastidores Friagem: Temperaturas vão cair em quase todo o Brasil e Inmet prevê geadas em áreas agrícolas

Friagem: Temperaturas vão cair em quase todo o Brasil e Inmet prevê geadas em áreas agrícolas

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Ciclone extratropical continua favorecendo ventos fortes no Sul e Sudeste do Brasil nesta 5ª feira.

A atuação do ciclone extratropical ainda vai favorece episódios de ventanias no Sul do Brasil nesta quinta-feira (13). Depois do evento climático ajudar na formação de nuvens carregadas nos três estados da região Sul, a Climatempo destaca para risco de ventania forte em toda a região e também em algumas cidades do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 

“As rajadas mais intensas no decorrer desta quinta-feira, 13 de julho, são esperadas para a Região Sul, para o sul e leste de São Paulo e pontos altos da serra do Rio De Janeiro”, afirma a consultoria. 

Explica ainda que quanto mais baixa baixa a pressão do ar no centro do ciclone, mais fortes são os ventos, com maior potencial para desenvolvimento para chuvas fortes, raios, podendo ocorrer também queda de granizo. 

Veja o mapa com a previsão de intensidade dos ventos para esta quinta-feira (13): 

Ventos

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de manter o alerta laranja e vermelho para potencial perigo com a passagem do ciclone extratropical, também chama atenção para declínio nas temperaturas e a formação de uma nova friagem derrubando as máximas em vários estados do Brasil. 

De acordo com Mamedes Luís Melo, meteorologista do Inmet, o pico do frio será entre esta quinta e sexta-feira (14) e as baixas na temperaturas poderão ser sentidas além do Sul, no Sudeste, áreas de Centro-Oeste, Rondônia e Acre. “Está confirmado o fenômeno friagem onde o frio atinge Mato Grosso, Rondônia e Amazonas”, afirma. Além disso, ele destaca que nessas áreas o frio será rápido, mas que no Sul e no Sudeste a tendência é de frio com risco de geada durante o final de semana. 

O modelo de previsão de geada do Inmet prevê condições para o evento climático com intensidade entre fraca e moderada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Mato Grosso do Sul. O frio mais intenso deve atingir o estado gaúcho, áreas de serra em Santa Catarina, centro-sul do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

GIF 13-07-2023 11-09-56
Fonte: Inmet 

Fonte: Notícias Agrícolas

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?