Injustiça fiscal
Defensor do setor produtivo, Zé Teixeira (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para manifestar sua indignação diante da injustiça fiscal sofrida pelos produtores no Estado. Segundo o deputado tucano, têm ocorrido cobranças indevidas durante operações de simples remessa da produção das propriedades aos depósitos em todo o Estado, unicamente por ausência de informações, nas notas fiscais, referentes à data e hora de saída dos caminhões das propriedades.
Na bronca
Zé Teixeira queixa-se que, desta forma, estão sendo cobrados multa mais o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) antes mesmo dos produtos serem comercializados. “Somente de um caminhão de soja, cobraram R$ 26 mil de multa. Agora, eu pergunto: se a nota existia e estava na mão do motorista, como vou penalizar o motorista ou qualquer outro produtor e transferir para ele a responsabilidade por apenas ter esquecido de colocar a data e a hora?”, questionou.
Chove, não molha
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) quer que os senadores confirmem ou não suas assinaturas no requerimento da senadora Soraya Thronicke (União-MS) que pede a criação da CPI que vai investigar o quebra-quebra dos prédios dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, protagonizado por militantes petistas e de partidos de esquerda aliados infiltrados no manifesto. O pedido de criação do colegiado foi apresentado pela política sul-mato-grossense logo após os ataques, ou seja, antes da posse dos senadores eleitos em 2022. Ela já recorreu ao STF para que Pacheco leia o requerimento em Plenário, mas a ação ainda está em andamento.
Legado
Familiares, amigos e autoridades públicas, incluindo políticos com mandato eletivo, deram o último adeus ao ex-prefeito de Dourados, José Elias Moreira, sepultado na tarde dessa quinta-feira (16), no Cemitério Santo Antônio de Pádua. O ex-deputado estadual Walter Benedito Carneiro falou do grande legado que seu cunhado deixou, mas lamentou o fato de o eleitorado local não ter votado maciçamente para elege-lo governador em 1982, na disputa contra Wilson Martins (PMDB). “A vitória do Zé seria a vitória do interior e Dourados seria outra. Hoje, quando vejo toda mídia exaltando os méritos do Zé Elias como o maior prefeito que Dourados já teve, infelizmente, o povo não reconheceu seu trabalho”.
Solo fértil
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado volta a examinar o Projeto de Lei 6.546/2019 que obriga os produtores rurais a comprovarem o período de pousio, que é a interrupção temporária de atividades agrícolas e de pecuária para permitir a recuperação do solo. De autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), o requerimento com o pedido foi aprovado ontem pelo plenário do Senado.