Home Bastidores “Só tem diálogo com MST depois que desocuparem fazendas”, diz Suzano

“Só tem diálogo com MST depois que desocuparem fazendas”, diz Suzano

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou hoje que vai sugerir ao MST que “negocie soluções”.

Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra durante ocupação na Bahia (Foto: Divulgação).

O presidente da Suzano, Walter Schalka, disse à CNN que “só tem diálogo com o MST depois que desocuparem as fazendas” na Bahia.Na segunda-feira (1), o Movimento Sem Terra (MST) invadiu três propriedades da fabricante de papel e celulose nas cidades baianas de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas.

Hoje (2), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que vai sugerir ao MST que “negocie soluções” com a Suzano.

O ministro se reuniu com um alto funcionário da área de relações institucionais da Suzano.“Vou ligar para o MST e sugerir que possam negociar soluções em relação ao terreno (em Mucuri)”, disse Teixeira.

À CNN, Schalka disse que “só tem diálogo depois que desocuparem as fazendas.”. E continuou: “Primeiro é preciso respeitar a lei. Depois que eles saírem estamos abertos a cooperação, como sempre estivemos”, afirmou.

Pela legislação brasileira, invasão de terras é crime. A constituição só autoriza desapropriação de terras improdutivas. O MST alega que a Suzano pratica a monocultura com o plantio de eucalipto, mas não há qualquer previsão legal contra monocultura.

Segundo o ministro, existe um conflito há quase dez anos no terreno de Mucuri e a invasão teria relação com a retomada das negociações entre a MST e a Suzano. A CNN apurou que existia um acordo para desapropriação de uma área ainda a ser definida, que foi selado no início dos anos 2000.O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no entanto, não chegou a determinar o local e por isso o processo não foi finalizado.

Fote: CNN

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?