Home Bastidores Campo Grande é destaque no Ideb com índice acima da média nacional

Campo Grande é destaque no Ideb com índice acima da média nacional

by Alexandro Zinho
Compartilhe

O Ideb da Reme teve crescimento de 0.2 em relação à avaliação anterior aplicada em 2019 e divulgada em 2020.

Campo Grande é destaque no Ideb (Foto: Divulgação).

A Rede Municipal de Ensino de Campo Grande é destaque no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), apresentado nessa quinta-feira (16) pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Com índice de 5.2 nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a Reme é destaque, pois apresenta IDEB acima da média nacional que é de 5.1. 

O IDEB da Reme teve crescimento de 0.2 em relação à avaliação anterior aplicada em 2019 e divulgada em 2020, com nota 5.0. O resultado positivo foi alcançado mesmo durante o período de aulas presenciais suspensas devido a pandemia, e posteriormente com atividades remotas e escalonadas nas unidades escolares, já que a avaliação foi aplicada no ano de 2021.

“Este resultado com certeza é devido a um esforço conjunto da família e dos profissionais da educação. Os professores, durante a suspensão das aulas presenciais, atuaram de forma ímpar, utilizando a criatividade e diversos recursos para garantir o acesso do aluno ao ensino”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Alelis Izabel Gomes.

O crescimento no índice nacional representa o compromisso com a Educação, que não parou durante o período da pandemia. As escolas ficaram abertas, com a atuação da equipe administrativa e pedagógica, para distribuir os cadernos de atividades e também entregar os kits merenda e de hortifrúti, com mais de 214 mil unidades entregues entre março de 2020 e julho de 2021, para as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação). Além disso, as aulas continuaram de forma remota e presencial escalonada no segundo semestre de 2021. O retorno 100% presencial das aulas ocorreu no ano letivo de 2022.

Desde a suspensão das aulas presenciais, em março de 2020, a Semed (Secretaria Municipal de Educação), juntamente com as unidades escolares e os profissionais da educação, atuou de maneira intensiva para garantir a continuidade do ensino para os alunos da Reme. No período da pandemia as aulas ficaram disponíveis por meio da TV Reme (canal 4.2 da TVE, e Youtube), Rádio Reme (aplicativo) e outros meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares (aplicativos de conversa com vídeos e áudios), conforme a necessidade e adaptação de cada turma. E para o aluno sem acesso à internet foi disponibilizado o caderno da Reme de acordo com o ano escolar, que oferece subsídios iniciais básicos a partir dos conteúdos desenvolvidos de forma contínua ou complementar.

“Diante da situação que a educação, no mundo todo e no Brasil, enfrentou, recebemos o resultado com satisfação. Realmente conseguimos atender os alunos com o ensino remoto, de diversas maneiras, com o uso da tecnologia, e também com os cadernos de atividades impressos. Tivemos o cuidado de oferecer aulas por meio da televisão e rádio, com a Rádio e TV Reme, além do YouTube. As aulas foram gravadas pelos professores e disponibilizadas em diferentes plataformas. Até os alunos das áreas rurais, mais distantes da Capital, receberam os materiais de alguma forma”, explica o secretário-adjunto de Educação, Waldir Leonel.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?