Tem coisas que só certas pessoas são capazes de fazer. Veja essa do serelepe Walter Carneiro Júnior, o ex-presidente da Sanesul (aquele mesmo que deu de presente para os douradenses a cobrança da Taxa de Lixo junto com a conta de água) aprontou dessa hoje: candidato a deputado federal pelo Partido Progressista (PP), o ex-todo-poderoso da água e esgoto recorreu a uma pesquisa impugnada para tentar posar de líder na disputa por uma das 8 cadeiras de deputado federal na bancada de Mato Grosso do Sul. Logo pela manhã, o próprio candidato usou suas mídias sociais para espalhar um release amparado na pesquisa realizada pelo Instituto Ranking e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número MS 08953/2022 e Br 00579/2022, onde se anunciava como o grande líder da disputa. O release era ilustrado com a seguinte manchete: Walter Carneiro Júnior comemora liderança na corrida pela Câmara. O detalhe é que a pesquisa já estava impugnada pela Justiça Eleitoral, ou seja, não poderia ter sido divulgada pelo candidato, ainda que a manchete pensada por algum gênio da lâmpada da campanha de Walter Carneiro Júnior estivesse revestida da mais pura mentira. Em momento algum o ex-presidente da Sanesul esteve na liderança da pesquisa impugnada, como tentou fazer crer a manchete “Walter Carneiro Júnior comemora liderança na corrida pela Câmara”, como nunca esteve na liderança de nenhum outro levantamento realizado em Mato Grosso do Sul, pelo contrário, tem aparecido sempre na parte de baixo das pesquisas. Ademais, o ex-presidente da Sanesul recorre a pesquisa que, além de impugnada pela Justiça Eleitoral, foi realizada por um instituto de idoneidade duvidosa e que está sendo investigado pelo Ministério Público Federal. Espia só!
Liderança Fajuta
Para justificar a tentativa de iludir o eleitor, o próprio texto espalhado pelo candidato destaca: “O advogado Walter Carneiro Júnior (PP) usou suas redes sociais para comemorar o resultado da última pesquisa de intenções de voto divulgada esta semana pelo Instituto Ranking Brasil, na qual aparece na liderança na corrida para a Câmara dos Deputados entre os candidatos do PP (Progressistas)”. Percebeu o golpe? O pai da taxa de lixo na conta de água não aparece na liderança coisa nenhuma, mas apenas a frente dos demais candidatos do PP, ou seja, melhor colocado que Dr. Eudélio, Dr. Luiz Ovando, Dra. Sirlei Ratier, João Resende, Lu Azambuja, Márcio Araguaia, Prof. João Rocha e Subtenente Edilaine.
Liderança de Araque
O fato de ter ficado a frente dos outros 8 candidatos do Progressista não dá ao candidato Walter Carneiro Júnior liderança nenhuma, mas o uso de uma pesquisa impugnada e um release com título fake apontam o desespero do candidato que já tombou um caminhão de dinheiro e precisa torcer para a chapa do PP chegar aos 120 mil votos para ter o direito de, pelo menos, participar do sistema de sobras partidárias. Mais: o pai da taxa de lixo na conta de água dos douradenses precisa ser o mais votado entre os 9 nomes da chapa para ficar com a vaga. Pela ligação do deputado federal Dr. Luiz Ovando com o presidente Jair Bolsonaro, é pouco provável que o parlamentar não seja o mais votado entre os progressistas. Vai vendo!
Concorrência na Sanesul
Talvez Walter Carneiro Júnior esteja recorrendo à pesquisa ilegal para posar de líder em intenções de voto na tentativa de recuperar apoio entre os servidores da própria Sanesul, que preferiram abraçar a campanha de Malu da Juliano Varela, servidora de carreira da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul. Enquanto o pai da taxa de lixo na conta de água usa pesquisa fake, a campanha de Malu mobiliza os servidores da estatal em todo Estado e recebe apoio das entidades sociais que trabalham com crianças e adultos com necessidades especiais. Além de compor o quadro permanente de servidores da Sanesul, onde desfruta da amizade, do respeito e do carinho da quase totalidade dos funcionários, Malu da Juliano Varela também desenvolve um trabalho social exemplar em favor das crianças com deficiência.
Candidata da Sanesul
Com a candidatura apoiada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pela cúpula do governo de MS, a servidora da Sanesul concorre pelo Republicanos com o número 1011 e já recebeu declaração de apoio de mobilização nos 68 municípios do Estado onde a empresa de saneamento está presente. “Estou recebendo o carinho e apoio dos colegas da Sanesul em todas as regionais e a quase totalidade externou ainda no começo da campanha a intenção de abraçar nosso projeto para a Câmara Federal”, destaca Malu da Juliano Varela.
Uemura na Suplência
Poucos dias após a Malagueta tornar público que o amor político-eleitoral entre Murilo Zauith e a empresária Maisa Uemura, lançada pelo próprio vice-governador como candidata a deputada estadual pelo União Brasil, havia chegado ao fim, a herdeira da clã Uemura renunciou à candidatura por uma cadeira de deputada estadual para ocupar a vaga de suplente do médico e ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) na disputa pelo Senado Federal. Na propaganda política em redes sociais, Maísa Uemura está vendendo o sonho que a suplência dela vai significar a Grande Dourados no Senado. Vai vendo!
Calote na Candidata
A Malagueta apurou que a desistência de Maísa Uemura da corrida pela Assembleia Legislativa não teve nada a ver com o sonho de ser suplente de senador, pelo contrário. Somente depois de iniciar a campanha e gastar dinheiro que ainda não havia recebido, a candidata descobriu que havia sido vítima de um conto da carochinha. O dinheiro e o apoio político prometido por Murilo Zauith ficou apenas na promessa e os recursos do Fundo Eleitoral não chegaram à conta de campanha. Por isso, a valente empresária acusou o vereador Creusimar Barbosa, presidente da Executiva Municipal do União Brasil, de fazer corpo mole em relação à campanha dela e acusou os demais integrantes do partido de estarem trabalhando em favor de outras candidaturas.
Pesquisa da Vingança
A TV Morena se vingou do PSDB, que impugnou semana passada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a pesquisa encomendada pela emissora e registrada sob o número MS-06162/2022, e ontem divulgou uma segunda pesquisa com números ainda piores para Eduardo Riedel, candidato ao governo do Estado que no levantamento atual aparece em quarto lugar, atrás de André Puccinelli, Marquinhos Trad e Rose Modesto. Será que dessa vez o poderoso IPEC, que na pesquisa passada não pisou em Mato Grosso do Sul e contratou algum instituto tabajara para fazer a pesquisa, vai apresentar a documentação com as delimitações dos bairros abrangidos pela coleta de dados?
Encomenda Italiana
Tal qual na pesquisa anterior, quem acompanha a política garante que o levantamento divulgado ontem pela TV Morena atende pedido do ex-governador André Puccinelli. Sabendo que a única chance de vitória num eventual segundo turno das eleições para governador seria contra Marquinhos Trad (PSD), André Puccinelli teria mandado a poderosa TV Morena maquiar a pesquisa IPEC (ex-Ibope) para colocar o ex-prefeito de Campo Grande em segundo lugar. Como assim, André Puccinelli mandando na TV Morena? Simples: a emissora da família Zaharan mamou nos cofres públicos nos 8 anos de mandato de Puccinelli na Prefeitura de Campo Grande e nos 8 anos de mandato do italiano no Governo do Estado, embolsando dezenas de milhões de reais a titulo de publicidade oficial. Foram 16 anos de mídia oficial, vai vendo!