Home Malagueta Com Faculdade de Medicina, Unifron de Sartori já nasce gigante

Com Faculdade de Medicina, Unifron de Sartori já nasce gigante

por Marcos Santos
Compartilhe

O que o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) não viabilizou em 46 anos, a Unifron Educacional Ltda, mantenedora da Faculdade da Fronteira Oeste (Unifron) conseguiu antes mesmo de matricular o primeiro acadêmico: autorização do Ministério da Educação para implantação da Faculdade de Medicina em Dourados, com o credenciamento já efetivado pelo MEC por força de sentença da Justiça do Distrito Federal. Com isso, a Unifron, que realizará o primeiro vestibular em fevereiro de 2023 para a Faculdade de Direito e duas faculdades de gestão, já nasce gigante com abertura de quase duas centenas de vagas para medicina. O credenciamento da Faculdade de Medicina pelo MEC, com decisão já transitado e julgado pelo Tribunal Regional Federa (TRF), eleva ainda mais o padrão de qualidade educacional proposto para os cursos que a Faculdade da Fronteira Oeste já apresentou em seu recente processo de credenciamento junto ao Ministério da Educação. A faculdade, que será inaugurada em janeiro de 2023, recebeu nota máxima de conceito (de uma escala de 1 a 5) pelo Ministério da Educação, ou seja, já nasce em um alto padrão de excelência e qualidade de oferta educacional, primando por projetos inovadores e de qualidade. A Malagueta apurou que o processo de autorização do curso de Medicina seguirá as fases de análise documental, visita in loco de técnicos do MEC para avaliação da infraestrutura física e pedagógica, além de análise curricular dos professores e dos projetos pedagógicos envolvidos. Isso, contudo, não deverá ser problema já que o mantenedor da Unifron, professor Henrique Sartori de Almeida Prado, possui grande experiência e conhece como pouco os caminhos administrativos e regulatórios para garantir que a Faculdade de Medicina seja homologada pelo Ministério da Educação ainda em 2023 e inicie as aulas com seu primeiro vestibular. A notícia sobre a criação da Faculdade da Fronteira Oeste foi dada com exclusividade pela coluna em 26 de maio deste ano.

Médicos da Unifron

A Malagueta apurou que a Faculdade de Medicina da Unifron vai oferecer mais de 150 vagas no primeiro vestibular, se configurando como o maior curso de Medicina do Estado. Essa condição mudará o patamar da formação superior em saúde em toda região Sul do Mato Grosso do Sul, já que a Universidade Federal da Grande Dourados recebe pouco mais de 40 novos acadêmicos de Medicina por ano.  O curso de Medicina nascerá coincidentemente com a inauguração do Hospital Regional e garantirá os investimentos em novos equipamentos de saúde da região, auxiliando na formação de novos profissionais de saúde que atuarão diretamente na rede de atenção básica da região de saúde da grande Dourados.

Professores da Unifron

A coluna apurou, também, que o corpo docente da Faculdade de Medicina da Unifron já está sendo selecionado e será formado exclusivamente de Mestres e Doutores, com profissionais da região da Grande Dourados, com larga experiência de gestão educacional e na implantação de outros cursos de Medicina no Brasil, além de possuírem grande experiência em alta gestão hospitalar e no manejo de políticas públicas em saúde. O gabarito dos profissionais selecionados pela Unifron e que já está à disposição do Ministério da Educação dentro do processo de implantação da Faculdade de Medicina é surpreendente e comprova a preocupação da Unifron Educacional Ltda em ofertar ensino superior da mais elevada qualidade.

Medicina da Unifron

Um forte indicativo que a Faculdade da Fronteira Oeste já nasce grande é que a Faculdade de Medicina da Unifron firmou convênios internacionais e já conta com amplo apoio político em Mato Grosso do Sul, sobretudo para formatar convênios na área médica. O anseio por esta iniciativa era grande, devido as grandes oportunidades que estão atreladas a operação da nova Faculdade em Dourados e novos serviços em saúde, pactuações com a rede pública e investimentos já estão previstos e provisionados para 2023, quando as aulas terão início. Professores universitários ouvidos pela Malagueta analisam que o impacto da criação da Faculdade de Medicina da Unifron se assemelha ao impacto gerado com a implantação da UFGD em Dourados, ou seja, toda estrutura médico-hospitalar e de clínicas passarão por uma verdadeira revolução.

Medicina Esperada

Com o credenciamento da Faculdade de Medicina pelo Ministério da Educação, Dourados será a segunda cidade do interior de Mato Grosso do Sul a oferecer formação superior nesta área pela iniciativa privada. Apenas Corumbá possui faculdade particular de Medicina, com os demais cursos concentrados em Campo Grande. Pelo porte e pela estrutura hospitalar que possui, com Hospital Universitário, Hospital da Mulher, Hospital Evangélico, Hospital do Coração, Hospital da Cassems, Hospital de Cirurgias, Hospital do Câncer, Hospital da Missão Caiuá e, em breve, Hospital Regional, o município carecia de um curso privado de Medicina, uma vez que municípios do interior do Paraná e de São Paulo, similares a Dourados, mudaram o patamar da prestação de serviços e de saúde com a criação de Faculdades de Medicina.

Vestibular Confirmado

Com a aprovação da equipe técnica do MEC e conceito A na avaliação da estrutura física, a Unifron vai realizar o primeiro vestibular em fevereiro, na sede da faculdade e nos polos de apoio conveniados, oferecendo 100 vagas para o curso de Direito; 1000 vagas para Gestão Pública, na modalidade EAD, e outras 500 vagas Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, também na modalidade EAD. Além do vestibular presencial, a Unifron fará Processos Seletivos Agendados em outras três datas de fevereiro e duas datas em março de 2023, na sede da faculdade e nos polos. A Faculdade da Fronteira Oeste vai funcionar na Rua João Rosa Góes, número 1.760, Vila Progresso, em Dourados, no mesmo prédio onde hoje está localizado o Colégio Elite, em frente ao antigo Ceud.

Coordenador de Direito

O coordenador do Curso de Direito da Unifron é o Prof. Dr. Paulo César Nunes da Silva, atual Procurador-Geral do Município de Dourados. O coordenador do Curso de Gestão Pública do curso de Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais é o Prof. Me. Wellington Henrique Rocha de Lima, secretário municipal de Governo da Prefeitura de Dourados. A Faculdade da Fronteira Oeste tem como mantenedora a HS Educacional Ltda, empresa que foi constituída pelo próprio Henrique Satori sob a natureza jurídica de sociedade empresária limitada, com o objetivo criar e manter estabelecimento de ensino em nível superior (graduação e Pós-graduação), além de outras atividades de caráter educacional.

Desafios da Unifron

Como já nascerá gigante, com Faculdades de Medicina e de Direito, a Unifron promete oferecer educação transformadora, de qualidade, inovadora e que inclua todas as pessoas que buscam uma preparação de excelência para sua inserção profissional. O mantenedor Henrique Sartori já havia garantido à Malagueta que a Unifron nasce visando em sua trajetória ser reconhecida através de seus indicadores acadêmicos e pela a inserção profissional de seus egressos como a melhor instituição de ensino superior da região, bem como, se posicionar como um importante e reconhecido centro de formação nacional. A Unifron promete um quadro docente arrojado, novo e integrado com o que há mais de atual nos campos de formação que serão ofertados pela faculdade.

Projeto de Sartori

Em recente entrevista à Malagueta, Henrique Satori enfatizou que o empreendimento possui caráter privado e não conta com nenhum apoio de recurso público. “O projeto da Unifron foi trabalhado dentro da competência e habilidade técnica que angariei ao longo da minha carreira de professor universitário e experiência profissional, e conta com o apoio de professores, gestores e técnicos da mais alta capacidade de atuação em suas respectivas áreas, como uma instituição de ensino merece e precisa apresentar”, argumentou. O fato é que a Faculdade da Fronteira Oeste vai aproveitar o credenciamento da Faculdade de Medicina para ampliar o leque de cursos para a área da saúde e deverá, num curto período, se consolidar como uma das maiores universidades do Centro-Oeste brasileiro.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?