Home Bastidores Profissão de advogado pode ser considerada de risco em MS

Profissão de advogado pode ser considerada de risco em MS

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Proposta está sendo analisada pela Assembleia Legislativa.

A atividade do advogado pode ser considerada de risco, o que garantiria a esse profissional o direito ao porte de arma. O reconhecimento é previsto no Projeto de Lei 205/2022, que começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A proposta foi protocolada na quarta-feira (13) pelo deputado Neno Razuk (PL). 

Deputado Neno Razuk, autor do projeto. (Foto: Wagner Guimarães)

Conforme o projeto, fica reconhecido em Mato Grosso do Sul o risco da atividade profissional exercida por advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Estado (OAB/MS). O objetivo, conforme justifica Neno Razuk, é garantir ao advogado “o direito ao livre exercício da profissão de maneira digna e isonômica”.

“O exercício da advocacia se tornou uma atividade temerária e de risco quanto à segurança e integridade física dos advogados. A onda de atentados contra os profissionais do direito preocupa e assusta a categoria em todo o país”, argumenta o parlamentar. “Isto posto, é indispensável reconhecer que, assim como os juízes e promotores, os advogados também exercem atividades que expõem sua vida e integridade física”, finaliza.

O projeto deve ser apresentado na sessão plenária do dia 2 de agosto. Depois, seguirá para análise da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Caso seja considerado constitucional, será votado pelas comissões de mérito e em sessões ordinárias.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?