Home Bastidores Dourados discute políticas públicas para promover um desenvolvimento urbano sustentável

Dourados discute políticas públicas para promover um desenvolvimento urbano sustentável

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Nesta quinta-feira, a cidade realiza a 7ª Conferência Municipal das Cidades, que reúne membros da sociedade civil, universidades, setor empresarial e representantes do poder público. Essa é uma etapa importante antes das conferências estadual e nacional.

A Prefeitura de Dourados promove o evento nesta quinta-feira (15), no Anfiteatro do Bloco 10 da Unigran. A programação começou pela manhã e continua até o final da tarde. O encontro conta com a participação de universitários, movimentos sociais, ambientalistas, empresários, sindicatos, lideranças comunitárias e gestores municipais. O objetivo é discutir os principais desafios urbanos do município e buscar soluções relacionadas à habitação, mobilidade urbana, saneamento básico e planejamento urbano.

A conferência municipal integra a preparação para a 7ª Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul e para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Ministério das Cidades e prevista para outubro, em Brasília. O tema nacional que orienta os debates é: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.

Na abertura, o prefeito Marçal Filho destacou a importância do encontro como espaço de escuta e construção coletiva. “Precisamos discutir habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, transporte coletivo e coleta seletiva”, enfatizou. “Este é um espaço democrático, onde todos têm voz, e as propostas que surgirem aqui serão consideradas com muita responsabilidade por nossa gestão”, afirmou. Marçal ressaltou que a conferência gera oportunidades de levar as demandas locais ao governo federal, contribuindo para que políticas públicas estejam alinhadas à realidade de Dourados.

O diretor-executivo da Agehab-MS, Ubiratan Rebouças Chaves, que representou a diretora-presidente Maria do Carmo Avesani Lopez, também destacou a relevância do evento. “A conferência permite que a população aponte os problemas do município para que o gestor público formule políticas que realmente atendam às necessidades da comunidade”, disse.

Já o diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação (Ageb), Eder Felipe Souza Lima, reforçou que o evento é uma oportunidade de cidadania ativa, onde do cidadão comum ao empresário, todos podem contribuir. “É ouvindo a população que se constroem políticas públicas sustentáveis para todos. A presença do setor privado e dos movimentos sociais demonstra o compromisso coletivo com o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

Ao final do evento, a comissão organizadora irá eleger a presidência, aprovar o regimento interno e elaborar o relatório final, que servirá de base para as etapas estadual e nacional. A Conferência das Cidades é uma instância de participação social prevista em normas federais e estaduais, com o objetivo de fortalecer a democracia nas decisões sobre o futuro das cidades brasileiras.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?