Home Agronegócio Produtores rurais precisam informar a área plantada de soja até o dia 10 de janeiro no portal da Iagro

Produtores rurais precisam informar a área plantada de soja até o dia 10 de janeiro no portal da Iagro

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Os agricultores de Mato Grosso do Sul têm prazo até 10 de janeiro de 2025 para registrar a área cultivada da safra de soja 2024/2025. Conforme indicado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), essa declaração é obrigatória e tem como objetivo combater a ferrugem asiática, garantindo a proteção da produção.

Este ano, conforme dados do SIGA-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul), a área destinada à soja deve apresentar um crescimento de 6,8% em comparação ao ciclo anterior, totalizando 4,501 milhões de hectares. A produtividade prevista é de 51,7 sacas por hectare, o que resulta em uma expectativa de produção de 13,977 milhões de toneladas. Essa projeção é baseada na média dos últimos cinco anos.

A semeadura da soja começou em 16 de setembro no Mato Grosso do Sul e vai até 31 de dezembro. O plantio segue o calendário fitossanitário que complementa o período de vazio sanitário, medida fundamental para combater a ferrugem asiática. Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a doença é considerada uma das mais graves para a cultura da soja, podendo causar perdas de até 90% na produção. “Por isso o registro é obrigatório e deve ser realizado pelo site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sem custos para os agricultores”, enfatizou.

O link para declaração: https://www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio 

Com informações: Semadesc

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?