Home Bastidores Reconhecida no setor, a Sanesul é uma das finalistas em 3 das 5 categorias do I Prêmio Nacional Universalizar

Reconhecida no setor, a Sanesul é uma das finalistas em 3 das 5 categorias do I Prêmio Nacional Universalizar

por Alexandro Zinho
Compartilhe

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) se destaca em nível nacional ao ser selecionada como finalista em três das cinco categorias do I Prêmio Nacional Universalizar, organizado pela Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento).

Essa premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar projetos inovadores e de alto impacto desenvolvidos pelas empresas de saneamento do Brasil. Os projetos da Sanesul que chegaram à final competem nas áreas de Meio Ambiente, Justiça Ambiental e Transição Energética.

No total, o prêmio abrange cinco categorias: Segurança Hídrica, Meio Ambiente, Justiça Ambiental, Transição Energética e Inovação. A escolha dos finalistas foi realizada através de um rigoroso processo de avaliação que elegeu os três melhores projetos em cada categoria.

A inclusão da Sanesul entre os finalistas enfatiza o comprometimento da empresa com a melhoria do saneamento básico e a sustentabilidade, destacando-se por soluções inovadoras que visam atender às demandas hídricas e ambientais da população sul-mato-grossense e do Brasil.

Pertencente ao governo de MS, a empresa está competindo com três projetos que promovem avanços no saneamento e na sustentabilidade.

A Sanesul disputa o melhor projeto nas categorias Meio Ambiente, com o  projeto “Desentupindo a Consciência: Agentes Comunitários Transformam o Uso da Rede de Esgoto em um Compromisso Coletivo”;  Justiça Ambiental, com o projeto “Retrofitting de Sistemas de Abastecimento de Água em Aldeias Indígenas do Mato Grosso do Sul: uma análise da eficiência em acesso, qualidade e equidade”, e Transição Energética, com “Parceria Pública Privado na Construção de Usinas Fotovoltaicas”.

De acordo com a programação, os vencedores serão premiados com troféus e a oportunidade de participar de eventos de grande relevância no setor: 1º lugar: Inscrições para o Congresso da Abes e Fitabes 2025 + hospedagem para os autores do projeto; 2º lugar: Inscrições para o Congresso da Abes e Fitabes 2025 para os autores do projeto e 3º lugar:  Inscrições para o Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2025 para os autores do projeto.

A premiação tem como objetivo valorizar iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade da água, redução de perdas, educação ambiental, inclusão social e soluções sustentáveis de energia. Além de proporcionar visibilidade e reconhecimento às práticas que estão transformando o setor de saneamento no Brasil.

As colocações dos finalistas serão anunciadas na Cerimônia de Premiação, a ser realizada nesta quinta, 14 de novembro, às 19h, durante o encerramento do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 Anos, em Brasília (DF).

No total, foram inscritos 47 projetos no I Prêmio Nacional Universalizar, sendo 11 em Segurança Hídrica, 8 em Meio Ambiente, 8 em Justiça Ambiental, 7 em Transição Energética e 13 em Inovação.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destaca que esses projetos refletem o compromisso com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

Segundo ele, ser finalista em três categorias do Prêmio Nacional Universalizar reforça que a empresa está no caminho certo para alcançar a universalização do saneamento em Mato Grosso do Sul, onde é responsável pela concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 68 municípios.

Com informações: Comunicação Sanesul

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?