Tática de aplicação controla daninhas e promove ganhos operacionais; herbicida Paxeo®, da Corteva Agriscience, permite a realização da dessecação completa da cultura anterior e o plantio na primeira janela da oleaginosa.
São Paulo (SP), 21 de outubro de 2024 – A safra de soja do Brasil, que iniciou-se nos principais estados produtores em setembro, poderá atingir um recorde de 166,05 milhões de toneladas, uma expressiva alta de 12,7% ante o ciclo anterior, por conta do acréscimo na área plantada – que deverá ser de 47,3 milhões de hectares, 1 milhão a mais que a safra anterior – e crescimento na produtividade por hectare, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outro fator importante para esta perspectiva positiva é o controle de doenças, pragas e plantas daninhas pelos agricultores, proporcionando uma lavoura rentável e produtiva. No caso das invasoras, o plantio antecipado, já na primeira janela, junto ao manejo com herbicidas, ajuda a evitá-las no início da jornada. A Corteva Agriscience possui um herbicida com esta característica, o Paxeo®.
“Hoje, o grande dilema do agricultor é ter que escolher entre plantar na primeira janela e fazer um controle efetivo das plantas daninhas na dessecação. Na grande maioria das vezes, o produtor escolhe plantar primeiro e relega o controle das plantas daninhas para a pós-emergência da soja, onde o manejo é mais caro, menos efetivo e com menos opções. Paxeo® possui o diferencial de fazer o controle efetivo das principais plantas daninhas existentes na soja de maneira antecipada, facilitando o controle na data do plantio ou mesmo dentro da cultura, não precisando mais escolher entre plantar e manejar plantas daninhas. Hoje, a maioria destes defensivos não atingem o resultado esperado quando aplicados neste momento inicial da safra, e Paxeo® é uma ferramenta para ajudá-lo já quando a temporada começa”, destaca André Baptista, Líder do Portfólio de Herbicidas da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai.
Segundo um estudo da consultoria Kynetec, a trapoeraba está presente em 75% das lavouras goianas e do Distrito Federal, enquanto o capim-pé-de-galinha está em 70% na mesma região – um levantamento realizado na safra 2023/24. Já na região conhecida como “Matopiba”, com adição do Pará, a Kynetec identificou, na mesma temporada, três daninhas em mais de 90% das lavouras: erva-quente, capim-amargoso e capim-pé-de-galinha.
De acordo com levantamento da Corteva, a aplicação do Paxeo® na primeira janela de plantio e durante a dessecação traz controles superiores entre 15 e 40% se comparado a outros produtos testados nas mesmas condições em trapoeraba, corda de viola e outras.
A recomendação de bula é para aplicação do herbicida nas primeiras horas do dia, com umidade relativa de pelo menos 55%, vazão mínima de 100 litros por hectare (Lts/há), uso de óleo metilado de soja e com a presença de plantas daninhas com até seis folhas. Outra orientação é de complementar o manejo com o herbicida de contato caso haja uma chuva antecipada ou escape significativo de buva, vassourinha-de-botão ou capim-pé-de-galinha.
Herbicida traz controle efetivo de invasoras
O herbicida Paxeo® é uma solução que pertence à nova família de produtos para dessecação em soja, com ação residual e controle duradouro de diversas plantas daninhas de folhas largas e estreitas, sem antagonismo com graminicidas. O controle efetivo pode ser realizado com a aplicação na pré-semeadura, para o controle das invasoras em pré-emergência, ou em pós-emergência. O herbicida é absorvido pelas folhas e raízes tendo como via principal de translocação o floema, permitindo que ele atue no sistema radicular e em pontos de crescimento das daninhas.
Sobre a Corteva
A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global agrícola que combina inovação e liderança do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os principais desafios agrícolas do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos, produtos digitais e serviços. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso das próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com.