Home Bastidores Carona amiga? Governo federal optou por manter em segredo a relação de passageiros que acompanharam o presidente Lula (PT) em seu voo

Carona amiga? Governo federal optou por manter em segredo a relação de passageiros que acompanharam o presidente Lula (PT) em seu voo

por Alexandro Zinho
Compartilhe

A aeronave partiu de Santiago rumo a Brasília e realizou uma breve parada de dez minutos em São Paulo.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, o Palácio do Planalto não forneceu explicações sobre essa escala, já que não foi para reabastecimento. O veículo de comunicação destaca que paradas operacionais costumam durar até uma hora, o que contrasta com os apenas dez minutos registrados nesse caso.

Fontes próximas ao governo levantaram questões sobre a possibilidade de que essa parada tenha sido feita para oferecer uma carona. Na ocasião da viagem, a primeira-dama, Janja da Silva, encontrava-se em São Paulo.

Ao optar pelo sigilo da lista de passageiros, o governo dificulta o acesso da população brasileira à informação sobre um possível uso indevido do voo presidencial para transporte adicional.

A Folha solicitou essa lista através da Lei de Acesso à Informação, mas o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) recusou a divulgação, alegando que a solicitação se classifica no primeiro nível de sigilo da legislação, considerado reservado, o que implica que a resposta só será disponibilizada ao final do mandato.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?