Home Bastidores Riedel apresenta à Alems proposta que diminui a contribuição de militares da reserva

Riedel apresenta à Alems proposta que diminui a contribuição de militares da reserva

por Alexandro Zinho
Compartilhe

O projeto foi lido hoje no plenário durante a sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).

Está em tramitação na Alems o Projeto de Lei Complementar 8/2024, enviado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), que modifica e inclui novos dispositivos na Lei Complementar 127, datada de 15 de maio de 2008, conforme especificado, além de estabelecer outras medidas.

A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

A intenção é adicionar novos dispositivos à Lei Complementar 127, que institui um sistema remuneratório por subsídio para os servidores das carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Um dos pontos destacados no artigo 30 refere-se à redução da faixa de incidência da contribuição ao Sistema de Proteção Social para os militares da reserva, aposentados ou pensionistas que enfrentam doenças incapacitantes, limitando-a ao valor que exceder três salários mínimos.

Tal medida ameniza o impacto financeiro suportado por esse grupo com a ampliação da base de cálculo da contribuição em relação a si, porquanto, a contribuição para o Sistema de Proteção Social militar, que antes era tratada como contribuição previdenciária e incidia somente sobre o dobro do limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social, e conforme previa o revogado parágrafo 21 do artigo 40 da Constituição Federal, passou a incidir sobre todo o provento de inatividade ou da pensão.

“É salutar mencionar que esses beneficiários foram os mais impactados com a ampliação da faixa de incidência da contribuição para o Sistema de Proteção Social e, em razão da gravidade das doenças que lhes acometem, naturalmente suportam maiores gastos com saúde, de forma que se justifica a distinção em relação aos demais militares inativos e pensionistas”, traz a justificativa da matéria.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?