Home Agronegócio Em agosto, o preço do frango abatido não acompanhou a tendência típica da sazonalidade

Em agosto, o preço do frango abatido não acompanhou a tendência típica da sazonalidade

por Alexandro Zinho
Compartilhe

O desempenho de agosto apresentou uma discrepância negativa em relação à curva sazonal, o que pode influenciar os resultados para o restante do ano.

Ao avaliar as tendências de preços do frango abatido, o AviSite observou que, em setembro, os valores podem se igualar aos do ano anterior. No entanto, ao analisar a performance sazonal, verificou-se que, no mês passado, o preço caiu – mesmo que por uma pequena margem.

Para esclarecer: a curva sazonal mostrada no gráfico abaixo ilustra a variação mensal dos preços do frango abatido nos últimos 20 anos (de 2004 a 2023). A base de comparação é a média do ano anterior, padronizada em 100. Assim, se os preços tivessem seguido essa tendência sazonal, em agosto passado o valor do frango abatido teria sido 8,5% superior à média de 2023.

Embora a diferença tenha sido sutil, isso não ocorreu. O preço médio registrado em agosto foi de R$7,33/kg, representando um aumento de cerca de 7,5% sobre a média de 2023 – R$6,82/kg, que é o menor valor dos últimos três anos (2021/2023). Portanto, o preço obtido ficou abaixo da expectativa da curva sazonal em 1,1 ponto percentual.

Nos sete meses anteriores (janeiro a julho), as condições foram bastante diferentes. Enquanto a curva sazonal indicava preços cerca de 2% acima dos registrados no ano anterior, os valores efetivamente praticados ficaram quase 8% acima da média de 2023. Como resultado desse cenário positivo nos primeiros meses do ano (com uma média de 107,71 pontos), esta apresentação ficou praticamente alinhada com a média anual da curva sazonal: 107,47 pontos.

Um aspecto preocupante nesse contexto é que essa média sazonal reflete principalmente resultados mais favoráveis no segundo semestre. Ao longo desses vinte anos analisados, a média do primeiro semestre foi de apenas 101,75 pontos; já no segundo semestre superou ligeiramente os 113 pontos.

A conclusão é que, considerando a estabilidade observada no mercado e nos preços do frango abatido em 2024, o resultado negativo de agosto provavelmente se repetirá ao longo do ano. Embora a diferença negativa inicial tenha sido pequena, é esperado que ela aumente nos meses vindouros.

Entretanto, se essa estabilidade persistir até o fim do ano, isso significaria uma perda em comparação com a curva sazonal? Não necessariamente, pois estamos testemunhando uma “inversão de momentos”. Normalmente, o segundo semestre é o período mais favorável do ano. No entanto, em 2024, tudo indica que o melhor período ficou concentrado no primeiro semestre.

Fonte: AviSite

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?