Home Bastidores Mais de 33 mil moradores de Dourados estão com atraso na vacinação contra dengue

Mais de 33 mil moradores de Dourados estão com atraso na vacinação contra dengue

por Alexandro Zinho
Compartilhe

De acordo com a Takeda, é necessário completar as duas doses para obter proteção eficaz.

A campanha de imunização contra a dengue continua em Dourados, destinada a pessoas com idades entre 4 e 59 anos, com prazo final para receber a primeira dose até 31 de julho.

Além de procurar novos vacinados, o Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde está preocupado com os moradores de Dourados que tomaram a primeira dose há mais de três meses e ainda não voltaram para tomar a segunda dose. Conforme informações do Laboratório Takeda Pharma, o ciclo completo da vacina Qdenga tem eficácia média de 85% por até cinco anos.

Seguindo as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do fabricante, a segunda dose deve ser administrada após, no mínimo, três meses da primeira aplicação. Desde o início da campanha de vacinação, em 3 de janeiro, mais de 86 mil pessoas em Dourados deram início ao processo de imunização. Destas, quase 21 mil retornaram para receber a segunda dose.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Devanildo de Souza, a primeira dose pode transmitir uma sensação de proteção, porém somente com o ciclo completo é que a imunização se torna eficaz.

“A segunda dose é fundamental para que a proteção contra a dengue seja efetiva e por isso o retorno aos pontos de vacinação três meses após a D1 é primordial”, explica.

Considerando os números da Sems sobre os vacinados até o dia 15 de julho, pouco mais de 33 mil douradenses podem receber a segunda dose, além dos que já completaram o ciclo.

“Essa é uma situação preocupante, já que temos vacinas com vencimento em agosto que deveriam ser aplicadas nestas pessoas e seguem à disposição nas unidades de saúde”, completa Devanildo.

Nas Unidades Básicas de Saúde, o atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Na Sala do PAM, é possível receber vacinas das 13h às 18h durante a semana e aos sábados das 8h às 13h.

Adicionalmente, ocorrem atividades especiais na Praça Antônio João, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos finais de semana, das 8h às 14h. Já no Shopping Avenida Center, o posto de vacinação funciona aos sábados das 10h às 22h e domingos das 14h às 20h.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?