Home Bastidores Segundo Haddad, ministro da Economia não vence discussões sobre carne

Segundo Haddad, ministro da Economia não vence discussões sobre carne

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Líder da área financeira sugere que cashback seria mais vantajoso do que desonerar o produto.

Fernando Haddad, ministro da Economia, declarou que, em relação à redução de impostos para a carne na cesta básica, geralmente acaba sendo derrotado em embates políticos. Ele foi indagado sobre a autoria da medida: se era do governo, da oposição ou dos legisladores. Ele está participando do 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Abraji, nesta manhã de sexta-feira (12).

– O ministro da Economia ou é derrotado ou sofre uma derrota parcial; não há como ele sair vitorioso. Fui parcialmente derrotado, mas fui o único que conseguiu obter alguma concessão.”

Ele ponderou que a União não recolhe imposto sobre a carne, mas há incidência de tributos estaduais. Além disso, reiterou que considerava o cashback uma escolha superior.

Destacou que no Brasil são os mais abastados que se sentem mais lesados, exemplificando com a taxação de imposto de renda em fundos exclusivos e offshores. Ainda ressaltou que os ricos cujos filhos estudam em Princeton são os mais prejudicados.

“Deixar os menos favorecidos pagarem imposto sobre a carne para sustentar os ricos fora do Brasil? Quem realmente está mal acostumado aqui é a elite”, criticou, argumentando que é essencial abordar essas questões ou “veremos injustiça nas ruas o tempo todo”.

Ao comentar sobre a reforma tributária, Haddad reforçou que existem apenas três formas de se reduzir a alíquota padrão do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA): permitir o mínimo possível de exceções à alíquota-padrão, combater a sonegação, ou tributar a renda, como faz os países membros da OCDE.

Com informações: AE

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?