Ele impediu a cassação do deputado André Janones por ter praticado o mesmo ato pelo qual condenou.
Três anos antes de evitar a cassação do deputado federal André Janones (Avantes-MG) por suspeita de rachadinha, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) já havia se manifestado contra essa prática, classificando-a como corrupção passível de punição com prisão. Na época, ele apontou Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-assessor Fabrício Queiroz como responsáveis pelo crime.
“Rachadinha é corrupção. E isso é mais um motivo para Bolsonaro ir para a cadeia”, ele afirmou em postagem no X em 27 de outubro de 2021.
Nesta quarta-feira (5), contudo, Boulos apresentou um relatório na Comissão de Ética da Câmara se posicionando contra a cassação de Janones, que teve áudios vazados em que o parlamentar aparece pedindo parte do salário de funcionários para suas despesas de campanha.
Boulos argumentou que “não há justa causa” para cassar o mandato do parlamentar, visto que o ocorrido foi no mandato anterior, não no atual. Ele tratou como exclusividade do Judiciário a responsabilidade de punir o deputado, e disse que o seu relatório não entra no mérito se houve ou não a prática de rachadinha.
– A representação do PL traz fatos antes de o representado ser deputado federal. O Judiciário fará seu trabalho – afirmou.
OPOSIÇÃO
O arquivamento do pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG) pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados foi bastante criticado pelos parlamentares da oposição no X.
– O Conselho de Ética acaba de aprovar o relatório do Guilherme Boulos livrando o André Janones da cassação pelo caso da rachadinha. Boulos que era tigrão com o caso de rachadinha do Flávio Bolsonaro, mas agora é tchutchuca com o caso do Janones – escreveu Kim Kataguiri (União Brasil-SP).
Nikolas Ferreira, que fez um discurso crítico ao deputado investigado por rachadinhas, também se manifestou no X.
– Áudio com rachadinha já não é punido nessa casa. Vergonha – escreveu o deputado.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também se pronunciou contra a decisão.
– Boulos libera rachadinha no Congresso, começando por isentar Rachones de punição.