Home Bastidores Uma pesquisa indica que 55% dos eleitores não apoiam um novo mandato de Lula

Uma pesquisa indica que 55% dos eleitores não apoiam um novo mandato de Lula

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Foram entrevistados 2.045 eleitores pessoalmente, entre os dias 2 e 6 de maio.

O estudo realizado com 2.045 eleitores, de forma presencial, entre os dias 2 e 6 de maio revelou que a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Felipe Nunes, diretor da Quaest, comentou: “Apesar de estar longe, a eleição de 2026 já está sendo discutida. Lula terá que conquistar a confiança da maioria se quiser ter mais uma oportunidade. Enquanto isso, os nomes da oposição trabalham para se tornar conhecidos.”

De acordo com a pesquisa, no Nordeste é onde se encontra a maioria dos eleitores que apoiam uma nova candidatura de Lula em 2026, com 60% a favor e 38% contra.

A situação de Lula fica mais complicada no Sudeste, região onde 63% dos eleitores rejeitam dar uma segunda oportunidade ao ex-presidente. Em contrapartida, 33% são favoráveis a essa possibilidade. No Sul, a maioria também se posiciona contra uma eventual candidatura de Lula, com 59%, enquanto 39% são a favor. Nas regiões Centro-Oeste e Norte juntas, 58% dos eleitores não acham que Lula mereça outra chance, enquanto 37% pensam o contrário.

Apesar de Lula ter resultado melhor entre as mulheres, também entre elas 52% rejeitam um novo mandato ao petista (são 59% entre os homens), e 45% os que apoiam (38% no eleitorado masculino).

Lula merece mais uma chance como Presidente em 2026?

Lula tem maioria de apoio na faixa de renda até 2 salários mínimos (54% a 43%) e na faixa de ensino fundamental (54% a 44%). Por outro lado, tem resultado bem piores na faixa até cinco salários mínimos (66% contrários e 29% favoráveis) e no ensino superior (63% a 32%).

Mesmo entre os eleitores do petista há uma parcela que não quer uma nova chance a Lula. Enquanto 74% dos que votaram no presidente no segundo turno defendem outra oportunidade, 23% rejeitam essa hipótese. Naturalmente, a insatisfação é maior entre os eleitores de Bolsonaro. Nesse grupo, 93% acham que Lula não merece nova chance e 6% defendem que merece. Por fim, entre aqueles que votaram em branco, nulo ou não foram votar, 63% rejeitam um novo mandato para Lula e 31% apoiam.

Apesar da rejeição majoritária a um novo mandato, Lula é a figura política com o maior índice de voto entre os personagens testados. Ele poderia receber o voto de 47% dos eleitores, contra 39% do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível, 32% do ministro da Fazenda Fernando Haddad e 33% da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Nas eleições presidenciais de 2026… 

Por outro lado, são 54% os que não votariam em Bolsonaro, 50% os que não depositariam sua confiança em Haddad e Michelle e 49% no caso do presidente. Outras figuras, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o de Minas, Romeu Zema (Novo), e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União) possuem potenciais de voto e rejeições menores, pois possuem grandes parcelas de desconhecimento no eleitorado. A pesquisa também mediu quem seria, na visão do eleitorado, a melhor opção para substituir Bolsonaro nas urnas em 2026 como nome da direita. Os mais citados foram Michelle Bolsonaro (28%) e Tarcísio de Freitas (24%).

Com informações: do Estadão

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?