Home Bastidores O governo pretende substituir o saque de aniversário do FGTS por empréstimo

O governo pretende substituir o saque de aniversário do FGTS por empréstimo

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Há preocupação no Ministério do Trabalho e Emprego quanto à antecipação de parte do Fundo de Garantia.

A proposta do Ministério é criar um empréstimo consignado com taxas de juros baixas, através do E-Social, em vez do saque-aniversário do FGTS. O objetivo é manter a sustentabilidade desse fundo, de acordo com o órgão.

Decidiu-se pelo fim da opção que permitia ao trabalhador sacar parte do saldo do FGTS no mês de seu aniversário durante o governo Lula. Esse montante costuma ser utilizado por trabalhadores formais para quitar dívidas ou comprar bens sem precisar recorrer a empréstimos bancários.

Na estimativa do governo, até 2030, essa modalidade de saque vai consumir R$ 262 bilhões, valor que daria para financiar 1,3 milhão de moradias, uma das funções do FGTS.

Sobre o assunto, o secretário de Proteção ao Trabalhador do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Augusto Simões, disse, em audiência na Câmara dos Deputados, que a proposta da pasta é substituir o saque-aniversário por um novo consignado que poderá ter taxas semelhantes às oferecidas pelas operações de antecipação de saques.

A ideia é que o trabalhador escolha a melhor oferta de taxas de juros entre 80 bancos e faça o empréstimo por meio de aplicativo. Segundo ele, 66,3% dos trabalhadores que têm contas ativas no FGTS possuem saldo de até quatro salários mínimos, ou R$ 5.648,00. Quase metade deles está no saque-aniversário.

– Nós vamos apresentar uma taxa que seja a mais próxima possível da antecipação. Com a vantagem de o trabalhador poder contar com o sonho de ter uma moradia no futuro. Hoje, esse sonho está em risco – disse o representante do ministério liderado por Luiz Marinho.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?