Home Bastidores Uma apresentação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi realizada na Universidade Central do Paraguai (UCP)

Uma apresentação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi realizada na Universidade Central do Paraguai (UCP)

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Durante um evento organizado pela Liga Universitária Pediátrica da UCP, especialistas discutiram o Transtorno do Espectro Autista. Na ocasião, a Liga foi agraciada com um certificado em reconhecimento e agradecimento da Associação de Pais e Familiares de Pessoas com TEA do Departamento de Amambay.

As palestras foram conduzidas pelo Neuropediatra e Diretor das Carretas da Filial da UCP em Pedro Juan Caballero, José Luiz Castro, e pela médica e professora do curso, Mônica Gonzalez Vasquez. Eles compartilharam seus conhecimentos com aproximadamente 500 estudantes universitários que lotaram o Auditório do Centro Tecnológico.

O TEA é um distúrbio de desenvolvimento neurológico que se caracteriza por um desenvolvimento atípico, comportamentos específicos, dificuldades na comunicação e interação social, padrões repetitivos de comportamento e interesses limitados.

Segundo o Dr. José Luiz Castro, no neurodesenvolvimento infantil, há indícios que permitem ser detectados nos primeiros meses de vida, com o diagnóstico sendo confirmado entre os 2 e 3 anos de idade. “Detectar possíveis atrasos no desenvolvimento, diagnosticar precocemente o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e encaminhar para intervenções comportamentais e suporte educacional o mais cedo possível pode resultar em benefícios significativos ao longo da vida do paciente”, mencionou Castro em relação à plasticidade cerebral a longo prazo.

A Liga Universitária de Pediatria realiza diversas atividades, como palestras e serviços comunitários, que contribuem para melhorar a qualidade de vida da comunidade fronteiriça, principalmente recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?