Home Bastidores No mês de abril, o real se desvalorizou mais do que o peso argentino em relação ao dólar

No mês de abril, o real se desvalorizou mais do que o peso argentino em relação ao dólar

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Moeda brasileira se desvalorizou quase três vezes mais que o peso argentino diante do dólar.

Durante as primeiras duas semanas de abril, a moeda brasileira perdeu quase três vezes mais valor em comparação com o peso argentino contra o dólar. Um estudo realizado pelo Pleno.News mostrou que, entre os dias 1º e 15 de abril, o real teve uma queda de 3,59% em relação ao dólar, enquanto o peso argentino desvalorizou-se em 1,3% frente à moeda norte-americana.

Na cotação de abertura do mercado no dia 1° de abril, um dólar valia R$ 5,01. Já no fechamento do mercado nesta segunda-feira (15), a moeda americana estava cotada a R$ 5,19. Considerando apenas o pregão desta segunda, o dólar teve uma valorização de 1,24% frente ao real e chegou ao maior valor desde 27 de março do ano passado.

O peso argentino, por sua vez, também se desvalorizou frente ao dólar, mas em proporção bem menor que o real. Na abertura do mercado em 1° de abril, um dólar valia 857,12 pesos. No encerramento do pregão desta segunda, uma unidade da moeda americana valia 868,25 pesos.

Nos últimos dias, economistas apontaram duas razões para justificar a desvalorização do real. A primeira delas seria o temor sobre as contas públicas brasileiras. Nesta segunda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo terá meta de déficit zero em 2025, o que indica um afrouxamento do superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) anunciado em 2023.

Outro fator que tem desestabilizado o mercado é a possível resposta de Israel após o ataque do Irã. Economistas acreditam que, caso isso aconteça, os preços do petróleo subirão e vão pressionar a inflação nos Estados Unidos, fazendo com que ocorra uma possível fuga de investidores para o dólar, desvalorizando assim o real.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?