Home Bastidores Pré-candidato de Pacco, Marsura lidera corrida eleitoral em Itaporã

Pré-candidato de Pacco, Marsura lidera corrida eleitoral em Itaporã

por Marcos Santos
Compartilhe

Levantamento realizado nos dias 1 e 2 de abril, junto a 400 eleitores de todas as regiões do município, aponta que pré-candidato apoiado pelo atual prefeito é o preferido dos eleitores tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.

O vice-prefeito de Itaporã, Roberto Marsura (PSDB), é o preferido pelos eleitores na disputa pela sucessão do prefeito Marcos Paco (PSDB). É o que aponta o levantamento realizado pela Informa Comunicação e Pesquisa, inscrita no CNPJ sob o número 07.817.184/0001-26 e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número MS-09666/2024. Ao perguntar aos eleitores, na pesquisa espontânea, “se as eleições para prefeito de Itaporã fossem hoje, em quem você votaria?”, a resposta foi 19,5% em Roberto Marsura, contra 14,8% em Tiago Carbonaro (PP). Chama a atenção o fato de faltando pouco mais de 6 meses para as eleições, exatos 53% dos eleitores não saberem em que votar, enquanto 5,3% responderam que não votariam em ninguém.

Em terceiro lugar ficou Marco Loco (PT), com 2,5% das intenções de voto, seguido por Edilson Bigatão (PL) com 2%, Carlinhos (União Brasil) com 1,5%,  Stanley Gonela aparece com 0,5% da preferência dos eleitores e Cascatinha com 0,3% das intenções de voto. Foram realizadas 400 entrevistas nos dias 1 e 2 de abril, em todas as regiões da cidade e a margem de erro é de 5 pontos percentuais.

Na pesquisa estimulada, que é quando o entrevistador apresenta ao eleitor um disco com os nomes dos possíveis candidatos, o resultado para a pergunta “Se as eleições para prefeito de Itaporã fossem hoje, e os candidatos agora fossem esses, em quem você votaria?” foi o seguinte: 31% disseram que votariam em Roberto Marsura, 25,8% que declararam voto em Tiago Carbonaro. Nesse cenário, exatos 17,5% disseram que não sabe ou não respondeu, enquanto 7,3% responderam que votariam branco ou nulo.

Ainda na pesquisa estimulada, em terceiro lugar aparece Marco Loco com 8% das intenções de voto, seguido por Carlinhos com 5,5% e Edilson Bigatão com 5% das intenções de voto. Os nomes de Stanley Gonela e Cascatinha não pontuaram na pesquisa estimulada. Os eleitores foram distribuídos por sexo, idade, grau de instrução e nível econômico, tendo sido entrevistados apenas eleitores com 16 anos ou mais.

Os entrevistados foram escolhidos com base em quotas proporcionais, considerando gênero (48% masculino, 52% feminino); faixa etária (12% entre 16 e 24 anos, 19% entre 25 e 34 anos, 19% entre 35 e 44 anos, 26% entre 45 e 59 anos, 24% com mais de 60 anos); nível de escolaridade (10% analfabeto/lê e escreve, 25% ensino fundamental incompleto, 6% ensino fundamental completo, 16% ensino médio incompleto, 24% ensino médio completo, 6% ensino superior incompleto e 13% ensino superior completo); e nível econômico (26% sem rendimento ou com renda até 1 salário mínimo, 30% de 1 a 2 salários mínimos, 31% de 2 a 5 salários mínimos, 13% mais de 5 salários mínimos).

APROVAÇÃO DE PACCO

Os entrevistadores do Informa Comunicação e Pesquisa também fizeram a seguinte pergunta aos 400 eleitores: “Qual é a sua avaliação a administração do prefeito Marcos Pacco até o momento?” Exatos 47,5% dos entrevistados classificaram a gestão Marcos Pacco como boa, enquanto 15,5% classificaram como ótima, com soma de 63% de avaliação positiva. Outros 6,5% não souberam ou não quiseram opinar, enquanto 23,5% classificaram a gestão como regular e 3,8% como ruim. Apenas 3,3% disseram que a administração atual é péssima.

Os pesquisadores também fizeram a seguinte pergunta: “De uma maneira geral, você diria que aprova ou desaprova a administração do prefeito Marcos Pacco, até o momento?” Exatos 76,3% dos 400 entrevistados responderam que aprovam a Administração Marcos Pacco, enquanto apenas 13,3% responderam que desaprovam e 10,5% não souberam avaliar ou não quiseram opinar.

APROVAÇÃO DE RIEDEL

Em outra frente, os entrevistadores do Informa Comunicação e Pesquisa também fizeram a seguinte pergunta aos 400 eleitores: “Qual é a sua avaliação a administração do governador Eduardo Riedel, até o momento?” Exatos 38% dos entrevistados classificaram a gestão do governador Eduardo Riedel como boa, enquanto 13,% classificaram como ótima, com soma de 51% de avaliação positiva. Outros 16,8% não souberam ou não quiseram opinar, enquanto 23,5% classificaram a gestão do governo do Estado como regular e 5% como ruim. Apenas 3,8% disseram que a administração do governador Eduardo Riedel é péssima.

Os entrevistadores também perguntaram: “De uma maneira geral, você diria que aprova ou desaprova a administração do governador Eduardo Riedel, até o momento?” Exatos 66% dos 400 entrevistados afirmaram que aprovam o governo do Estado, quanto 14,5% disseram desaprovar o governo Eduardo Riedel e 19,5% responderam que não sabiam avaliar ou não quiseram opinar. As 400 entrevistas foram realizadas nos seguintes bairros e distritos de Itaporã, nos dias 1 e 2 de abril: BNH, Centro, Cohab, Piraporã, Santa Terezinha, Montese, Lagoa, Pedra Bonita, Coimat, Nova Era/Vitória, Porciúncula, Carumbé, Irmã Daniela, Pioneira I e II, União, Santa Maria e Rodeline. O estatístico responsável da Informa Comunicação e Pesquisa é Guilherme Alvarenga Maia, registrado no CONRE sob o número 10699.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?