Home Agronegócio A sustentabilidade na produção de soja é enfatizada pela Aprosoja/MS e Ampasul por meio da certificação de unidades produtoras

A sustentabilidade na produção de soja é enfatizada pela Aprosoja/MS e Ampasul por meio da certificação de unidades produtoras

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Um projeto piloto está em andamento para certificar seis propriedades no estado.

Iniciado nesta semana, na região norte de Mato Grosso do Sul, o projeto decorre de um acordo de Cooperação Técnica entre a Aprosoja/MS e a Ampasul, visando a implementação do Programa de Certificação Round Table on Responsible Soy Association (RTRS). Na primeira fase, a intenção é certificar seis unidades que já possuem as certificações Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e Better Cotton Initiative (BCI).

A adesão voluntária requer o atendimento de critérios técnicos, ambientais, sociais, econômicos e de gestão, com auditorias externas realizadas nas propriedades ao longo de dois dias.

Jorge Michelc, presidente da Aprosoja/MS, destaca: “Como um dos principais produtores de soja do país, a busca pela sustentabilidade já é uma realidade em Mato Grosso do Sul. A introdução dessa certificação permite a rastreabilidade do grão, valorizando a cadeia produtiva. A médio prazo, isso pode aumentar nossa competitividade no mercado internacional, gerando benefícios econômicos aos produtores rurais e impactando positivamente em todo o estado”.

De acordo com Dany Corrêa, o coordenador de campo da Aprosoja/MS, o projeto está em andamento em três grupos que abrangem as seis fazendas desta etapa. Ele destaca que os proprietários têm demonstrado interesse em se adequar às exigências, o que ressalta o potencial desse projeto tanto para a soja quanto para o milho.

Apesar de se referirem a culturas e protocolos diferentes, as certificações apresentam similaridades legais em níveis nacional e internacional. Cícero Miguel, coordenador de sustentabilidade da Ampasul, ressalta que a convergência entre as certificações ABR, BCI e RTRS é um aspecto positivo, uma vez que as unidades produtoras de algodão já estão em conformidade com a maioria dos requisitos necessários para a certificação da soja e do milho, agilizando o processo.

Round Table on Responsible Soy Association (RTRS)

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), fundada em 2006 em Zurique, na Suíça, é uma organização sem fins lucrativos que incentiva o desenvolvimento da produção, comércio e uso responsável de soja. A associação colabora com os diversos envolvidos na cadeia de valor da soja, desde a produção até o consumo.

Em todo o mundo, são 47,6 mil produtores certificados, cerca de 2,1 milhões de hectares e 6,8 milhões toneladas de soja certificada, até 2022. No Brasil, a RTRS abrange uma área de 1,5 milhão de hectares e uma produção de 5,6 milhões de toneladas.

Fonte: Aprosoja/MS

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?