Home Agronegócio O Ministro Fávaro afirmou que a Inteligência Artificial é a próxima grande tendência no setor agrícola

O Ministro Fávaro afirmou que a Inteligência Artificial é a próxima grande tendência no setor agrícola

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Reuniu-se com representantes do ramo tecnológico e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, encontrou-se com representantes da área de tecnologia especializada em Inteligência Artificial (IA) e docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para discutir a utilização dessa ferramenta no agronegócio, em Brasília, na quarta-feira (20).

No Dia Mundial da Agricultura, Fávaro frisou que a “Inteligência Artificial é essencial para o futuro do conhecimento no agronegócio, um setor vital para a sociedade”, conforme sua declaração.

O ministro também ressaltou que o emprego dessa tecnologia é uma estratégia de segurança nacional.

Os participantes argumentaram que a implementação da Inteligência Artificial no agronegócio possibilitará aprimorar as informações já disponíveis sobre o setor, posicionar o Brasil como uma referência mundial em Inteligência Artificial por meio de um agrônomo virtual, a proposta para a criação de um centro nacional de referência em Londrina, aumentando a produtividade com modelos de linguagem avançados e preparando-se para os impactos das mudanças climáticas.

No início do mês, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) para elaborarem uma proposta de política de IA com o objetivo de tornar o Brasil competitivo na área a nível mundial. 

Participaram da reunião o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, o diretor científico da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), Eduardo Teixeira e professores da Universidades do Paraná.

Fonte: MAPA

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?