A coluna informou no dia 8 de março que o professor universitário Tiago Botelho, iludido com os 178.041 votos que recebeu na disputa pelo Senado Federal em 2022, havia rompido acordo prévio firmado com as lideranças do Partido dos Trabalhadores em Dourados pelo qual o candidato do PT à sucessão do prefeito Alan Guedes seria aquele que liderasse uma pesquisa qualitativa e quantitativa realizada pelo partido junto aos eleitores douradenses. Como ficou em terceiro lugar na pesquisa, empatado tecnicamente com a segunda colocada, a deputada estadual Gleice Jane, o professor bateu o pé e exigiu que a decisão sobre do nome que vai disputar a Prefeitura de Dourados fosse dos filiados, obrigando o partido a agendar para o dia 24 de março a data da eleição interna. Agora surgiu a informação que as prévias petistas não serão mais no dia 24, mas no dia 7 de abril, das 9h às 17h, mas, para não perder o embalo o Diretório Municipal vai usar o dia 24 para realizar um debate entre os pré-candidatos petistas à cadeira de chefe do Executivo. Se fosse uma atração do UFC a chamada seria para a grande luta entre o petista raiz, vereador Elias Ishy, e o petista Nutela, professor Tiago Botelho. O vereador pode ostentar o título de petista raiz em razão do longo tempo de militância, se bobear Ishy já estava filiado ao PT antes mesmo de Tiago Botelho nascer: o Partido dos Trabalhadores foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, enquanto o professor nasceu em 17 de abril de 1983, quando Ishy já tinha 25 anos de idade.
Anúncio do Confronto
Se fosse uma atração do UFC o locutor oficial do evento, Bruce Buffer, anunciaria: no corner azul, meio ao centro, medindo quase dois metros de altura, sem ter vencido nenhuma eleição até hoje, natural de Ivinhema, Mato Grosso do Sul, o desafiante Tiago Botelho, o Nutela do Cerrado! No corner vermelho, bem à esquerda, medindo quase um metro e oitenta de altura, com várias vitórias nas urnas, natural de Dourados, Mato Grosso do Sul, o candidato vencedor na pesquisa Elias Ishy, o Raiz do Estado do Pantanal.
Votação Liberada
Depois do debate entre os pré-candidatos neste dia 24 de março, a votação nas prévias do Partido dos Trabalhadores, no dia 7 de abril, das 9h às 17h, na Câmara Municipal de Dourados, estará aberta para todo aquele que estiver filiado há mais de 1 ano, independente de estar ou não com a contribuição partidária em dia. Contudo, os votantes precisarão estar cadastrados na lista prévia que o Diretório Municipal está organizando depois de ter feito o recadastramento dos mais de 2 mil filiados em Dourados. Se, dessa vez, não houver rompimento do combinado o pré-candidato a prefeito pelo PT será aquele que conseguir mais votos no dia 7 de abril.
Deixando o PSDB
Ao chegar na Seleta Caritativa e Humanitária, no Jardim Flórida, na sexta-feira à noite, para dar um confere no ato político do PSDB que marcou a filiação e o lançamento da pré-candidatura do ex-deputado Marçal Filho, a prefeito de Dourados, o vereador Sérgio Nogueira, ainda no PSDB, confirmou que está deixando o partido. “Fui líder do prefeito Alan Guedes todos esses anos, ele sempre honrou os compromissos firmados comigo e não seria honesto eu seguir no partido que vai enfrenta-lo nas urnas”, afirmou. “Estou indo para o PP e outros vereadores farão o mesmo trajeto”, completou.
Demonstração de Força
Quem esteve na Seleta, na sexta-feira, ficou impressionado com a demonstração de força e de poder do ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente da Executiva Estadual do PSDB. Além de tomar a frente da organização do ato de filiação e lançamento da pré-campanha do ex-deputado Marçal Filho, o chefão do PSDB reuniu no mesmo palanque nomes como o governador Eduardo Riedel, os deputados estaduais Zé Teixeira, Pedro Caravina (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Antônio Vaz (Republicanos), Paulo Corrêa (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB).
Poder do Tucanato
Reinaldo Azambuja também convidou pessoalmente e recepcionou os prefeitos de Itaporã, Marcos Paco; de Caarapó, André Nezzi; de Maracaju, Marcos Calderam; de Itaquiraí, Thalles Tomazelli; de Jateí, Eraldo Jorge Leite; de Glória de Dourados, Aristeu Pereira Nantes; de Naviraí, Rhaiza Matos e de Taquarussu, Clóvis José do Nascimento. A festa tucana foi marcada ainda pela presença da ex-prefeita de Dourados, Délia Razuk, dos vereadores Fábio Luis, Diogo Castilho, Juscelino Cabral, Rogerio Yuri, Tânia Cristina, Liandra da Saúde, Pudim, além secretários de Estado e lideranças regionais. Tudo muito bem supervisionado de perto por Sérgio de Paula, a maior eminência parda da política sul-mato-grossense da atualidade.
Destoando o Discurso
A deputada estadual Lia Bernardo Nogueira fez um discurso totalmente fora do contexto do ato político realizado pelo PSDB na noite de sexta-feira para oficializar a filiação do ex-deputado Marçal Filho ao PSDB e, ao mesmo tempo, marcar o lançamento da pré-campanha dele à Prefeitura de Dourados. Convidada a falar em nome do PSDB Mulher, a deputada desfilou um discurso cansativo, narrando as dificuldades que teve na vida até chegar à Assembleia Legislativa e se esqueceu do mais importante: convidar o público feminino para o Encontro Estadual que o PSDB Mulher vai realizar em Dourados. Se tivesse ficado mais 2 minutos em poder do microfone, a deputada conseguiria superar os discursos enfadonhos do deputado federal Geraldo Dedo Podre Resende! Foi por pouco!
Discurso da Salvação
Pouco menos enfadonho, a vereadora Tânia Cristina fez um discurso contraditório durante o ato onde trocou o Partido Progressista (PP) pelo PSDB. Chamou a atenção o trecho onde ela destacou o substantivo feminino “gratidão” por ter chegado à Câmara de Vereadores. A sensação é que a radialista esqueceu que foi primeira suplente justamente no partido do prefeito Alan Guedes, onde se pendurou num cargo DGA-1 por mais de dois anos e meio, com direito a nomeação de familiares, e depois de assumir a vaga aberta com a eleição de Lia Bernardo Nogueira para a Assembleia Legislativa virou oposição ao Executivo Municipal. A moça, que pulou para o PSDB na esperança de garantir um novo mandato, manja de gratidão hein!
Vice-Prefeito no Time
Causou surpresa para a grande maioria das pessoas na Seleta, na festa do PSDB, a presença do vice-prefeito de Dourados, Dr. Guto Moreira, no palanque junto com Marçal Filho, Reinaldo Azambuja, Eduardo Riedel, dos deputados tucanos, vereadores e demais lideranças. O vice-prefeito, que acabou de assumir o comando da Executiva Municipal do Republicanos em Dourados, está trabalhando na construção de uma chapa forte para vereador e deverá fazer campanha de oposição ao atual prefeito Alan Guedes (PP).