Home Bastidores Fachin autoriza demarcação de terras indígenas no Paraná

Fachin autoriza demarcação de terras indígenas no Paraná

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Comunidades indígenas entraram com ação mostrando seus problemas atuais.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender todas ações judiciais relacionadas ao processo relacionadas à demarcação da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, situada na região de Guaíra, no Paraná. Entre elas as decisões que impediam a Fundação Nacional do Índio (Funai) de dar continuidade ao procedimento de demarcação.

As providências foram solicitadas pelas Comunidades Indígenas Avá-Guarani do oeste do Paraná nos autos da ACO 3.555. Elas alegam que ataques recentes de violência agravaram a vulnerabilidade e a insegurança alimentar dos indígenas. Além disso, destacam que decisões judiciais suspenderam o processo de demarcação sem a participação ou intimação das comunidades afetadas.

Edson Fachin decidiu também acionar a Comissão Nacional de Soluções Fundiárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para iniciar tratativas para a construção de consenso sobre a questão. O ministro sinalizou a urgência da intervenção da Comissão Nacional diante dos recentes episódios de violência, visando preservar a vida e a integridade das pessoas que habitam a área.

O ministro observou ainda que os conflitos possessórios em questão não têm soluções simples e ressaltou a necessidade de reconhecer que a demarcação é importante para a preservação dos recursos ambientais essenciais ao bem-estar e à cultura dos povos indígenas. Por outro lado, destacou a importância do direito à indenização para aqueles que possuem terras particulares anteriores à Constituição, com justo título e boa-fé.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?