Parlamentares conservadores visitaram o Congresso dos EUA.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, teve um pedido negado para que fossem informados os custos da viagem de parlamentares conservadores para os Estados Unidos. A solicitação foi rejeitada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), por não enxergar “caráter propositivo”.
A viagem em questão contou com os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), Alexandre Ramagem (PL-RJ), Altineu Côrtes (PL-RJ), Capitão Alberto Neto (PL-AM), Gustavo Gayer (PL-GO), Júlia Zanatta (PL-SC) e Nikolas Ferreira (PL-MG), além dos senadores os senadores Magno Malta (PL-ES) e Jorge Seif (PL-SC). Na ocasião, eles se encontraram com aliados do ex-presidente Donald Trump.
De acordo com informações do portal Metrópoles, na solicitação, Gleisi havia questionado se a Câmara dos Deputados liberou que os parlamentares representassem o Legislativo nos Estados Unidos. Também perguntou qual o interesse nacional na viagem e se ela seria ressarcida com dinheiro público.
Lira, por sua vez, afirmou que o requerimento não respeitou os ritos legislativos e o devolveu a Gleisi. Também disse a ela que o entregue ao terceiro-secretário da Mesa Diretora.