Home Agronegócio Transporte de gado no Pantanal preocupa Zé Teixeira

Transporte de gado no Pantanal preocupa Zé Teixeira

por Alexandro Zinho
Compartilhe

O transporte de gado no Pantanal sul-mato-grossense está prejudicado em alguns trechos por conta do estado precário de conservação das estradas. Nesta terça-feira (14), o deputado Zé Teixeira (PSDB) solicitou obras emergenciais de manutenção nas rodovias MS-168 e MS-423, no trecho conhecido como Estrada do Aterro. A área abrange os municípios de Corumbá e Rio Verde de Mato Grosso.

A estrada é a única opção existente para os caminhões boiadeiros que transportam a produção local até o recinto de leilões existente na divisa dos pantanais da Nhecolândia e do Paiaguás. Contudo, os motoristas se recusam a executar o escoamento da produção local pela inviabilidade do frete diante dos prejuízos com a manutenção dos veículos, principalmente os altos custos dos pneus.

A Estrada do Aterro começa na ponte sobre o Rio Taquari e são escoados, mensalmente, uma média de 5 mil animais. As comitivas pantaneiras levam o gado das fazendas vendedoras para os compradores até a Serra da Alegria, no município de Rio Verde de Mato Grosso, mas a falta de manutenção do trecho ameaça a continuidade deste comércio.

O deputado Zé Teixeira pediu o apoio do Poder Executivo para a manutenção do trecho em caráter emergencial. Conforme a indicação apresentada pelo deputado, os pontos mais críticos seguem pela Serra da Alegria (MS-423), passando por três pontes, mais 40 km do Aterro Novo, até a entrada do recinto de leilões (MS-168).

“As obras emergenciais de manutenção serão fundamentais para solucionar os problemas enfrentados no transporte de animais e contribuirão para a manutenção da economia do Estado, fomentada pela pecuária”, explica Zé Teixeira.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?