Home Bastidores Temperatura nas alturas “castiga” os sul-mato-grossenses em plena primavera; entenda

Temperatura nas alturas “castiga” os sul-mato-grossenses em plena primavera; entenda

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Recordes históricos de calor já foram batidos em Mato Grosso do Sul.

Afinal, esse calorão é normal?

De acordo com Debora Rodrigues, geógrafa especialista em climatologia e professora da Universidade Estácio, é normal, mas não é comum . “A primavera é uma estação que oferece uma boa quantidade chuva, o que acaba por ‘refrescar’ a superfície. Mas, esse ano, a temperatura na superfície do mar está mais alta que o normal, resultando no desvio das frentes frias, que têm se deslocado para o alto mar”, diz. 

Segundo Debora, o país está sob efeito de um bloqueio atmosférico, que atua como uma barreira, impedindo a chegada de sistemas que carregam chuvas , como as frentes frias. “Os ventos fortes, nas camadas mais altas da atmosfera (acima de 10 mil metros), estão impedindo a chegada da umidade.”

Outra reclamação muito comum nos últimos dias é a chamada sensação térmica ou temperatura aparente, quando a temperatura parece diferente do que, de fato, é. “Isso acontece porque componentes atmosféricos, como ventos e umidade relativa do ar, alteram a transferência de energia entre o corpo e o meio ambiente. Com a baixa umidade e a falta de eventos, estamos tendo uma sensação de que a temperatura mais alta do que está efetivamente”, explica a especialista.

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para este sábado (11) é de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade. Isso ocorre devido a atuação de uma alta pressão atmosférica em médios níveis da atmosfera, que contribui para o aumento das temperaturas e provoca uma nova onda de calor no estado.

Aliado às altas temperaturas, ainda devem predominar baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 20%. Por isso, recomenda-se beber bastante água e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.

De acordo com o Cemtec, Campo Grande tem mínima de 27°C e máxima de 38°C. Em Dourados, 25°C pela manhã e 40ºC pela tarde. No Leste do Estado, em Anaurilândia, os termômetros marcam 25°C inicialmente e sobem até os 41ºC. No Cone-sul, Iguatemi registra mínima de 26°C e máxima de 40°C. Em Ponta Porã, os valores ficam entre 26°C e 38°C.

No Norte, Coxim e Camapuã tem 25°C cedo e alcançam os 40°C e 39°C ao longo do dia,  respectivamente. No Bolsão, Três Lagoas registra 24°C pela manhã e 40°C de tarde, enquanto Paranaíba tem mínima de 21°C e máxima de 38°C.

Em Corumbá, na região pantaneira, a mínima será de 28°C e máxima de 40°C; Aquidauana terá variação entre 27°C e 40°C. No Sudoeste, Porto Murtinho registra a temperatura mais alta do dia em meio a esta onda de calor, amanhece com 30°C e atinge os 42°C.

Para o domingo (12), predomina a baixa umidade relativa do ar, indo de 10% a 20%. As temperaturas em Campo Grande vão de 27°C a 38°C, enquanto que em Dourados vão de 25°C a 40°C. Na região Sul, Ponta Porã e Iguatemi tem mínimas de 26°C, com máximas de 39°C e 40°C, respectivamente. Anaurilândia apresenta variação entre 27°C e 41°C.

No Bolsão, Paranaíba tem 23°C pela manhã e 39°C no período da tarde, enquanto Três Lagoas tem mínima de 26°C e máxima de 40°C. Em Coxim e Camapuã os valores ficam entre 25°C e 40°. Corumbá deve ficar nos 29°C inicialmente e atingir os 40°C. Já Aquidauana tem termômetros entre 28°C e 41°C. Porto Murtinho deve ser o município responsável por registrar a maior temperatura do dia, com valores que começam nos 30°C e devem marcar até 43°C.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?