Deputados questionam decretos e questões do Enem.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na última quarta-feira (8), dois requerimentos que convocam os ministros Marina Silva, do Meio Ambiente, e Camilo Santana, da Educação, para explicar os recentes ataques contra o agronegócio.
A convocação de Marina Silva é sobre uma proposta que prevê a suspensão do registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para propriedades, onde tenham sido identificados focos de calor e incêndios sem a devida autorização.
Decretos relacionados à propriedades na Amazônia também são questionados pelos deputados que querem entender as razões para medidas que trazem impactos negativos para os produtores rurais. O requerimento aprovado é de autoria dos deputados Rodolfo Nogueira (PL-MS) e Zé Vitor (PL-MG).
Já a convocação de Santana, está relacionada à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre a discriminação do setor agropecuário da região Centro-Oeste e seus habitantes. Vários deputados da Comissão assinam o pedido, pois consideram as questões da prova como “um perigoso desserviço à nação”.
– É solicitado respeitosamente o comparecimento do ministro de Estado da Educação nesta comissão para discutir as preocupações do setor de agropecuária como um todo em relação às questões do Enem e seu potencial impacto na formação educacional e na percepção do agronegócio no Brasil – diz a justificativa do requerimento.