Home Bastidores Flávio Dino: “Forças Armadas nos aeroportos poderão fazer tudo”

Flávio Dino: “Forças Armadas nos aeroportos poderão fazer tudo”

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Marinha e Aeronáutica atuarão nos portos e aeroportos juntamente com a PF.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou nesta quarta-feira (1º) o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que autoriza uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ); e aeroportos do Galeão e de Guarulhos.

Dino explicou que o decreto dá poderes para que as Forças Armadas atuem em todas as atividades, desde o policiamento até as revistas dentro dos portos e aeroportos.

– Forças Armadas que estarão em portos e aeroportos podem fazer tudo – declarou o ministro durante coletiva de imprensa, explicando o que aconteceria.

A medida permitirá que os militares atuem nestas regiões específicas até o restabelecimento da ordem, sendo que o documento tem validade até maio de 2024.

Outra explicação dada pelo ministro é que a GLO assinada por Lula só tem validade dentro das áreas federais.

– A GLO está focada naquilo que já é de responsabilidade federal. Não vamos substituir a atuação das polícias estaduais. Vamos apoiá-las – reforçou.

A Polícia Federal e a Marinha atuarão na Baía de Guanabara; cuidando da área de acesso do porto do Rio de Janeiro; na Baía de Sepetiba, que dá acesso ao porto de Itaguaí (RJ). Eles também atuarão no porto de Santos (SP); e no Lago de Itaipu (RJ).

Já nos aeroportos internacionais do Galeão e de Guarulhos, a Aeronáutica e a Polícia Federal atuarão conjuntamente.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?