Home Bastidores PEC sobre porte de drogas será debatida na CCJ do Senado

PEC sobre porte de drogas será debatida na CCJ do Senado

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Saúde, Nísia Trindade foram convidados para o debate.

Está previsto para esta terça-feira (31) o debate sobre a PEC 45/2023 que tem como objetivo criminalizar a posse e o porte de entorpecentes. Uma audiência pública será realizada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) para encontrar possibilidades para esse tema.

A PEC é de autoria do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e é uma resposta do Poder Legislativo para a ação em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode legalizar o porte de drogas.

Para debater o tema, a CCJ deve receber os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Saúde, Nísia Trindade. Os dois ainda não confirmaram presença no debate. Outros nomes foram chamados para a audiência, como o coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ronaldo Lemos Laranjeira, e a coordenadora da Comissão de Política Criminal da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Lúcia Helena Silva Barros de Oliveira.

A Proposta de Emenda à Constituição visa alterar o artigo 5º da Constituição Federal, para prever como mandado de criminalização a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

– A saúde é direito de todos e dever do Estado, conforme dispõe o art. 196 da Constituição Federal. Nesse contexto, a prevenção e o combate ao abuso de drogas é uma política pública essencial para a preservação da saúde dos brasileiros – diz a justificativa da PEC, assinada por dezenas de senadores.

O texto fala em criminalizar a posse e o porte de drogas independentemente da quantidade de entorpecentes e drogas e afins que a pessoa estiver carregando.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?