Home Bastidores EUA querem modernizar arsenal nuclear com nova bomba aérea

EUA querem modernizar arsenal nuclear com nova bomba aérea

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Informação consta em comunicado do Pentágono.

Os Estados Unidos querem modernizar seu arsenal nuclear e pedirão permissão ao Congresso para fabricar uma nova versão de sua bomba aérea B61, a B61-13, que substituirá uma versão mais antiga, mas não aumentará o estoque de armas nucleares do país, informou o Pentágono em comunicado.

A decisão de construir essa arma, segundo a nota, “não responde a nenhum evento atual específico”, mas foi objeto de meses de consideração e estudo.

– Ela responde, de fato, à necessidade de adaptação a um ambiente de segurança em transformação e às crescentes ameaças de adversários em potencial – de acordo com John Plumb, subsecretário de defesa para política espacial.

Ele acrescentou que “os Estados Unidos têm a responsabilidade de continuar avaliando e implantando suas capacidades para se defender de possíveis ataques e garantir a defesa de seus aliados”.

A Administração Nacional de Segurança Nuclear seria responsável pela produção da nova bomba, que, segundo o comunicado, daria ao presidente dos EUA “opções adicionais” para atingir alvos de longo alcance.

A nova bomba substituiria algumas das B61-7s que permanecem no estoque.

– A B61-13 é um passo razoável para enfrentar os desafios de um ambiente de segurança altamente dinâmico e, além de proporcionar maior flexibilidade, não aumentará o número de armas no estoque nuclear – declarou Plumb.

Com informações: EFE

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?