Home Bastidores Governo Lula planeja recriar Ministério da Segurança Pública

Governo Lula planeja recriar Ministério da Segurança Pública

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Possibilidade será avaliada em reunião nesta quarta-feira.

O governo Lula (PT) está avaliando criar um 38° ministério, especificamente voltado para Segurança Pública. O tema será debatido nesta quarta-feira (25) em reunião com ministros. Estarão presentes os titulares da Casa Civil, Defesa, e claro, da Justiça e Segurança Pública, ministérios capitaneados por Rui Costa, José Múcio e Flávio Dino, respectivamente.

A informação foi confirmada por Rui Costa logo após evento no Palácio do Planalto. Na ocasião, ele disse que o presidente “está avaliando, e a avaliação dele passa por uma apresentação por parte dos ministros dos alcances e dos limites que seriam para um ministério exclusivamente da Segurança Pública”. Rui Costa afirma que “a criação do ministério depende dessas discussões”.

– O presidente está refletindo, está conversando [sobre o novo ministério]. Teve conversa ontem com o ministro Flávio Dino, com o ministro José Múcio. Amanhã nós iremos fazer uma reunião da Casa Civil, com o José Múcio, com o Flávio Dino junto. O ministro Flávio Dino já havia anunciado várias medidas na área de segurança. Nós estamos discutindo outras medidas que, assim que ficarem definidas, nos próximos dias serão divulgadas – assinalou.

O Ministério da Segurança Pública foi criado durante a gestão de Michel Temer, e posteriormente incorporado à pasta da Justiça pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Lula ventilou a possibilidade de ressuscitar a pasta em sua live semanal, nesta terça (23).

– Eu, quando fiz a campanha, eu ia criar o Ministério da Segurança Pública, ainda estou pensando em criar, pensando quais são as condições que você vai criar, como é que vai interagir com a questão de segurança do Estado, porque o problema da segurança é estadual – assinalou.

O debate ressurge em meio às retaliações da milícia no Rio de Janeiro pela morte de Matheus da Silva Rezende, conhecido pelos apelidos de Faustão e Teteus. Ele era considerado o “senhor da guerra” da milícia comandada por seu tio, Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, e seu provável sucessor.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?