Prefeitura chega a recomendar o uso de máscara com filtros para reduzir danos à saúde.
De acordo com o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, a fumaça que encobriu a cidade de Manaus nesta quarta-feira (11) foi causada pelas queimadas realizadas por agropecuaristas nos municípios de Careiro e Autazes.
A capital amazonense acordou com uma “onda de fumaça” que fez com que a cidade ocupasse o segundo lugar no ranking das cidades com pior qualidade do ar.
As massas de ar são responsáveis por levar a fumaça das áreas do interior para a capital, prejudicando os moradores da região.
– O Ibama tem 45 brigadistas atuando em um grande incêndio ambiental, o maior da região, no município do Careiro, na tentativa de diminuir essa fumaça, que está sendo carregada de lá para a cidade de Manaus – explicou Araújo à Rede Amazônica.
Entre os meses de setembro e outubro, o estado do Amazonas registrou 9 mil queimadas e, por isso, o estado decretou emergência ambiental.
PREFEITURA PEDE AOS MORADORES PARA USAREM MÁSCARAS
Pelas redes sociais, a Prefeitura de Manaus ofereceu uma série de opções para que a população fique segura e não tenha problemas de saúde por conta da fumaça.
Entre as opções oferecidas são: usar máscaras respiratórias com filtros apropriados quando estiver ao ar livre; manter as janelas fechadas e utilize um purificador de ar em casa; evitar as janelas fechadas e utilize um purificador de ar em casa; diminuir a demanda por produtos que contribuam para o desmatamento; manter-se bem hidratado; e consumir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais.